Rio Grande do Sul

TRAGÉDIA CLIMÁTICA

Defesa Civil confirma mais um óbito e mortes por conta das chuvas no RS chega a 47

Força-tarefa da Polícia Civil atualiza informação de pessoas desaparecidas e número cai de 47 para 8

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Município de Roca Sales foi um dos mais atingidos pelas tempestades no início de setembro - Foto: Jorge Leão

Mais um óbito em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul foi confirmado pela Defesa Civil estadual, na manhã desta terça-feira (12), totalizando 47 mortes. Ainda segundo o boletim, 46 pessoas estão desaparecidas. Uma força-tarefa da Polícia Civil, no entanto, atualizou o número para 8 desaparecidos.

:: ::

Conforme a Defesa Civil, foram 97 municípios afetados e há 4.794 pessoas desabrigadas e 20.517 desalojadas. As tempestades afetaram 340.928 pessoas. O número de feridos é de 925 e foram resgatadas 3.130 pessoas.

:: ::

As vítimas fatais são dos municípios de Muçum (16), Roca Sales (11), Cruzeiro do Sul (5), Lajeado (3), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Colinas (2), Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo, Santa Tereza, Colinas e Bom Retiro do Sul.

Atualização no número de desaparecidos

Enquanto a Defesa Civil aponta 46 pessoas desaparecidas, sendo 8 em Lejeado, 8 em Arroio do Meio e 30 em Muçum, a Polícia Civil informa um número menor. Em coletiva de imprensa do governo estadual na manhã desta terça foram informados 8 desaparecidos, sendo 4 em Muçum, 2 em Lejeado, 1 em Roca Sales e 1 em Arroio do Meio.

A afirmação foi dada pelo vice-governador, Gabriel Souza (MDB), direto de Encantado. O recuo dos números deve-se, segundo explicou, a atualização após força-tarefa do governo para identificar se as notificações dos municípios condiziam com a realidade. O trabalho foi realizado por equipes da Polícia Civil, diretamente com familiares dos locais.

A Polícia Civil solicita que a população registre ocorrência sobre novos desaparecimentos ou qualquer outra informação relevante nas Delegacias mais próximas ou pelo número de telefone  (51) 984440606.


Edição: Marcelo Ferreira