Entre os meses de junho e julho ciclones extratropicais atingiram o estado do Rio Grande do Sul, fazendo com que 58 municípios gaúchos declarassem situação de emergência e/ou calamidade, com reconhecimento federal. Com o objetivo de tratar dessa situação, o deputado estadual Adão Pretto (PT/RS) se reuniu, nesta quinta-feira (10), com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em Brasília.
:: Adão Pretto organiza reunião com governo federal e municípios atingidos pelo ciclone ::
A reunião teve a articulação do deputado federal Dionilso Marcon (PT) e da suplente do senador Paulo Paim, Cleonice Back, e contou com a participação de representantes municipais. O foco principal foi a região Celeiro do Estado, onde muitos agricultores enfrentam perdas significativas devido aos ciclones. Muitas estruturas, financiadas, foram destruídas, deixando os agricultores com dívidas substanciais.
No encontro, o parlamentar solicitou prorrogação do prazo para pagamento das dívidas e acesso a linhas de crédito com juros reduzidos, visando viabilizar a recuperação econômica desses agricultores.
Geraldo Alckmin mostrou sensibilidade à situação e se comprometeu a buscar alternativas junto ao Ministério da Agricultura e ao BNDES para apoiar as famílias afetadas. Adão Pretto lidera a Comissão de Representação Externa na Assembleia Legislativa, que tem trabalhado na busca de auxílio para as famílias atingidas.
Pretto também destacou a resposta rápida do governo federal. “Tivemos avanços no apoio humanitário, com a doação de 4 mil cestas de alimentos por parte da Conab. Também foi destinado cerca de R$ 10,7 milhões, mas precisamos ampliá-lo para atender as necessidades das famílias, especialmente em áreas como moradia e agricultura, uma vez que os impactos ocorreram no campo e na cidade”, expôs.
O deputado também solicitou uma reunião técnica presencial para capacitar os municípios na elaboração de planos de trabalho, solicitações e recursos, assim como informações sobre o cronograma de liberação de recursos aos municípios em situação de emergência reconhecida pela União, e buscar acesso a informações atualizadas sobre ações do governo voltadas para o estado.
Além da situação de emergência, o primeiro ciclone registrou 16 mortes, 214 feridos, 4.047 desabrigados, 54.612 desalojados e 553.321. O segundo evento afetou 15 municípios, resultando em duas mortes, 32 feridos, 520 desabrigados, 673 desalojados e 18.079 afetados.
:: Deputado Adão Pretto anuncia plano de trabalho e socorro às vítimas do ciclone no estado ::
Comissão Externa
A Comissão Externa de acompanhamento aos municípios afetados pelos ciclones foi estabelecida em julho, por iniciativa de Adão Pretto na Assembleia Legislativa. Durante um período de 30 dias, foram realizadas visitas a municípios afetados e reuniões com governos municipais, estaduais e federais.
O relatório resultante dessas atividades servirá como base para a proposição de medidas ao poder Executivo, visando o bem-estar e a segurança das populações impactadas pelos ciclones. O documento será submetido à aprovação no plenário da Assembleia nas próximas semanas.
Edição: Katia Marko