Pensa que o pensamento é a dádiva e o aprisionamento do homem
Pensa quando acorda ou já acorda porque começou a pensar. Pensa se vai chover ou se terá sol. Pensa o que fará ao longo do dia e se as coisas serão como você está pensando. Pensa o que comer no café da manhã, no almoço, na janta. Pensa o que vestir, no banho que precisa tomar, no dente que vai escovar. Pensa nas suas relações, nos erros que cometeu e nos que cometerá. Pensa sobre a culpa que teve mesmo não sendo culpado por coisa alguma. Pensa sobre as palavras, seus significados e sentidos. Pensa sobre o quanto anda acelerado pensando sobre o pensar.
Pensa sobre o amor, se casa ou compra uma bicicleta. Pensa no que o outro está pensando e se os pensamentos andam afinados na expectativa. Pensa em pensar menos, pensa em sentir mais. Pensa em se prender menos ao que pensa. Pensa de onde vem tantos pensamentos e como desarticular essa rede pensante que te faz sempre pensar. Pensa se respirar fundo vai adiantar. Pensa se a única saída será se medicar. Pensa em desligar, pensa em se desconectar, pensa em não responder. Pensa em como se distanciar.
Pensa em se aproximar. Pensa que precisa se exercitar. Pensa no passado e no futuro. Pensa em fazer algo diferente. Pensa em se tornar determinado tipo de gente. Pensa nas polêmicas que escuta. Pensa na própria conduta. Pensa sobre o peso de pensar. Pensa na paz que deve ser parar de pensar. Pensa em desistir, se assusta ao pensar. Pensa em quando tudo vai passar. Pensa sobre aqueles que ninguém pensa. Pensa na existência de deus, pensa na inexistência dele. Pensa nas coisas que inventaram e nas que ainda estão por inventar.
Pensa sobre tentar não pensar. Pensa sobre pensar em parar de pensar. Pensa sobre o que sente no corpo. Pensa sobre o que sente na alma. Pensa sobre ser pensado. Pensa se o amor não é justamente ser pensado pelo outro. Pensa sobre ser esquecido. Pensa sobre a penúria que é pensar em deixar de ser pensado. Pensa no que os outros pensam. Pensa se o pensar do outro é tão importante assim. Pensa ser o centro do mundo e também pensar em não ser ninguém. Pensa que o pensamento é a dádiva e o aprisionamento do homem.
Pensa que escrever desacelera o pensar. Pensa positivo, pensa negativo, apenas pensa. Pensa que já pensaram sobre tudo e que não resta mais nada a não ser repetir o que já foi pensado. Pensa em repetir de forma diferente, pensa em deixar de pensar como toda a gente. Pensa em ser bom, pensa em ser do bem. Pensa que nem sempre os pensamentos te levam pra esse lugar. Pensa enquanto dorme e durante o dia pensa sobre o que sonhou. Pensa que pensar é… Pensou?
* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.
Edição: Katia Marko