Rio Grande do Sul

Alimentação Saudável

GHC promove seminário de aproximação entre equipe e produtores da agricultura familiar

Encontro aconteceu nesta sexta-feira (14), no Centro Administrativo do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Diretores do GHC e autoridades convidadas - Foto: Vitor Jacques

Foi realizado nesta sexta-feira (1), no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC, em Porto Alegre, o Seminário de Aproximação entre profissionais dos serviços de Nutrição e Dietética do Grupo Hospitalar Conceição e produtores da agricultura familiar, para troca de informações. Promovido pela Diretoria do GHC, o evento teve como objetivo proporcionar um diálogo sobre produção e consumo de alimentos saudáveis para atender a demanda de refeições oferecidas pelo GHC.

O encontro pretendeu avaliar as potencialidades para a posterior formação de uma rede de fornecedores de alimentos orgânicos para ofertar alimentação saudável para os usuários, familiares e funcionários dos hospitais Conceição, Criança Conceição, Fêmina e Cristo Redentor.

O evento reuniu cerca de 80 pessoas, contando com a presença dos diretores do GHC, Gilberto Barichello, João Motta, Quelen da Silva e Luís Antônio Benvegnu, do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS), do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), da superintendente regional do Rio Grande do Sul da Companhia Nacional de Abastecimento, Luzia Teixeira, do presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS, Juliano de Sá, e do vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Porto Alegre, Cacique Moisés.

O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, destacou a importância da iniciativa por ser um programa de fomento à geração de emprego e renda para agricultores familiares, povos originários e quilombolas, além de ser uma estratégia para vencer a fome e a desnutrição e valorizar a produção de alimentos saudáveis. O deputado federal Elvino Bohn Gass falou também sobre a relevância da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal e combate à fome.

O Grupo Hospitalar Conceição é comprador de gêneros alimentícios in natura, produtos higienizados e/ou pré-tratados, carnes de diversos tipos e produtos industrializados (massas, fiambres, lácteos, etc.), num total de quase 180 itens diferentes. O volume anual representa cerca de 140 toneladas de alimentos, 2.600 dúzias de ovos e mais de 55 mil litros de leite. Isso gera a produção de 10 mil refeições diárias nos quatro hospitais do Grupo. Por ano, são cerca de R$ 18 milhões em gêneros alimentícios.

*Publicado originalmente no site do GHC. 


Edição: Marcelo Ferreira