Moradoras e moradores do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, vão contar com um mutirão de atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), nesta quinta-feira (29). Serão oferecidos na unidade móvel do órgão, de forma gratuita, orientações e atendimentos jurídicos na área de família e direitos da pessoa idosa.
A iniciativa é uma promoção dos Núcleos de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA) e de Defesa da Pessoa Idosa (NUDEPID). A unidade móvel prestará o serviço entre 13h e 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste 1, na rua Jerusalém, 615.
:: 1º Fórum Social das Periferias de Porto Alegre encerra com atividade político-cultural ::
Conforme explica a defensora pública dirigente NUDEPID, Mariana Fenalti Salla, serão atendidas pessoas idosas em todas as áreas de atuação da Defensoria Pública. “Pessoas idosas com problemas de direito do consumidor, questões bancárias, superendividamento, demandas de saúde, demandas de direito das famílias, dentre outras, podem buscar o atendimento”, diz.
A realização deste tipo serviço na periferia da cidade, segundo a defensora, faz a diferença para aqueles que mais precisam. “Infelizmente, para aqueles que residem em bairros mais afastadas do centro, a distância, o custo do transporte e o tempo despendido em deslocamento são fatores que agravam a dificuldade de acessar a Justiça, sendo de suma importância as ações que a Defensoria Pública tem realizado levando sua unidade móvel a tais locais.”
O bairro Bom Jesus, também conhecido como Bonja, fica na Zona Leste da capital gaúcha e possui cerca de 30 mil habitantes.
Oficina online na sexta
Já na sexta-feira (30), o NUDEPID realizará uma oficina sobre os direitos da pessoa idosa. O evento acontecerá de forma online, gratuita e aberta ao público externo e interno, às 13h30.
Com duração de 1h30, abordará temas como direito da família, violência contra a pessoa idosa, direitos do consumidor e endividamento, mediação familiar no cuidado com pessoas idosas e atualizações em direito previdenciário.
Para participar, é necessário enviar seu nome completo, CPF e número de WhatsApp para o e-mail [email protected]. A Defensoria Pública retornará o contato enviando o link e instruções para o acesso.
Edição: Marcelo Ferreira