Com quase 2 km de extensão, a Rota Turística de Graffiti Viva Elizabeth, localizada no bairro mais populoso da capital gaúcha será inaugurada neste domingo (25). O projeto reuniu 36 artistas locais, que colaboraram para criar a experiência visual. Idealizada pelo Coletivo Abrigo e a Associação Cultural e Social Conceito Arte, a iniciativa tem como objetivo trazer mais visibilidade para a periferia da Capital. Além disso, levar arte, educação ambiental e união para a localidade. O projeto é financiado com recursos do Pró-Cultura RS, do Fundo de Apoio à Cultura, do governo do estado do Rio Grande do Sul.
“O projeto Viva Elizabeth é pioneiro. Ele celebra a arte urbana e a cultura da região, transformando-a em uma autêntica galeria de arte a céu aberto. A Rota Turística de Graffiti Viva Elizabeth oferece aos visitantes a oportunidade de explorar uma parte da cidade raramente visualizada pelos roteiros tradicionais, descobrindo a riqueza cultural e histórica da Vila Elizabeth”, destacam os organizadores.
Conforme afirmam os organizadores, a inauguração da rota será marcada por uma grande festa, com uma série de atrações gratuitas que prometem animar a região. “Teremos brinquedos infláveis, circo e teatro. Contaremos também com a apresentação da orquestra Trilhos Sonoros, composta por crianças e adolescentes da periferia de Canoas. Além disso, a fanfarra Avisa a Shana que Sábado Vai Chover fará um verdadeiro carnaval de rua e vai conduzir a festa ao longo de todo o percurso, saindo da Rua Pedro Moretto até a praça Oliveira Rolim, onde encerraremos o dia com DJ, espetáculo de breakdance e um poket show da artista Negra Jaque.”
Ainda no domingo, novos muros estarão disponíveis para artistas pintarem. “Com essa iniciativa vamos incluir artistas que não foram selecionados na chamada pública, mas que poderão deixar sua marca neste projeto pioneiro no estado. Desta forma ampliaremos o número de murais e de artistas participantes da rota. A expectativa é que de 36 a rota turística passe a ter cerca de 50 artistas e mais de 60 painéis grafitados ao longo dos 2 km de trajeto.”
Programação
9h - Início do graffiti livre nos muros
13h - Circo e teatro
15h - Orquestra Trilhos Sonoros
16h - Corte da faixa de inauguração (previsão da presença da Secretária de Cultura)
16h30 - Fanfarra e caminhada por toda a rota de graffiti
17h - DJ e intervenção de poesia
18h - Espetáculo de breakdance
19h - Show da Negra Jaque
Edição: Katia Marko