Enquanto o TSE julgava a ação do PDT que pede a sua inelegibilidade, por abuso de poder na campanha eleitoral do ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu agenda na capital gaúcha e, mais uma vez atacava o Poder Judiciário.
Ele desembarcou no aeroporto Salgado Filho na manhã desta quinta-feira (22), onde pouco mais de 200 pessoas o aguardavam. Logo após, seguiu para a sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, onde ocorria a Transposul (Feira de Transporte e Logística). Lá, almoçou com empresários do setor e fez um breve discurso no qual queixou-se do julgamento e de outras atitudes do Poder Judiciário que investigam seus procedimentos na tentativa de golpe e no boicote à campanha de vacinação.
Bolsonaro disse que na última quarta-feira agentes do Ministério Público Federal estiveram em sua casa em Brasília para saber da situação vacinal de sua filha Laura, de 12 anos, após denúncia apresentada por deputada do PSOL, sem citar o nome da deputada e nem o teor da denúncia. Também criticou o julgamento em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que foi suspenso no início da tarde e deverá ser retomado na próxima terça-feira (27).
Durante o almoço, Bolsonaro sentou-se a mesa com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no RS (Setcergs), Sérgio Gabardo, e com os deputados Tenente-Coronel Zucco, Rodrigo Lorenzoni, Giovani Cherini, Sanderson, Capitão Martim e Gustavo Victorino. À noite participa de um jantar na galeteria Casa do Marquês, e depois deverá assistir ao jogo Grêmio x América MG para prestigiar seu amigo Renato Portaluppi.
Na sexta-feira (23) participará de atividades fechadas do seu partido, o PL, na Assembleia Legislativa, onde são aguardados cerca de 500 filiados. Na pauta, preparação do PL para as eleições municipais de 2024.
Segundo o presidente do PL no estado, deputado Giovani Cherini, o ex-presidente irá abonar a filiação de cerca de 20 prefeitos e vice-prefeitos, além de possíveis candidatos na eleição do ano que vem. O último compromisso será um almoço para 300 pessoas na churrascaria Cultura Gaúcha, no Parque Harmonia. Bolsonaro retorna para Brasília às 17h.
Edição: Katia Marko