A Feira Ecológica do Menino Deus (FEMD) celebra, nesta quarta-feira (14), seus 29 anos de existência, durante a feira que vai das 13h30 às 17h30. A festa será onde tudo começou, no pátio da Secretaria de Agricultura do RS, em Porto Alegre, onde hoje mais de 500 famílias escoam sua produção todas as quartas e sábados.
Entre as atrações programadas para a celebração estão apresentações musicais com Rodrigo Sasso, Demétrio Xavier, Severiano e Kitty. Também ocorrem exposição de fotos dos agricultores familiares em seu processo produtivo, doação de livros infantis com temas de alimentação saudável e distribuição de mudas de temperos.
A FEMD surgiu no final do século passado, nos anos de 1990, quando poucas pessoas em Porto Alegre e no Brasil entendiam o que era um alimento orgânico, livre de agrotóxicos e o quanto a escolha do tipo de alimento que ingeriam afetavam a sua saúde e o meio ambiente.
De acordo com os organizadores, cultivar sem veneno em uma escala que permitisse a venda para as pessoas na cidade era considerado inviável e se dava pouca importância a quem falava de ecologia. “Mas mesmo assim começaram a surgir na capital dos gaúchos, de forma pioneira no país, as primeiras feiras ecológicas, através de uma parceria entre moradores do município e um grupo de agricultores familiares”, ressaltam.
Do seu surgimento até os dias atuais, segundo os organizadores, a feira criou raízes, cresceu e vem dando bons frutos para todos que frequentam a FEMD. Não apenas no acesso ao alimento saudável, mas também em processos de educação ambiental com frequentadores e escolas que vão visitar o local, pesquisadores de universidades que estudam multidisciplinarmente o que esta feira ecológica representa, empreendedores sociais que conheceram esta iniciativa e a reproduziram nas suas localidades no Brasil e na América Latina afora.
“Assim, ao longo do tempo, o alimento presente na FEMD se tornou muito mais do que algo que as pessoas comem. Existe toda uma história por trás dele que remete a uma importante visão de mundo onde o meio ambiente precisa ser respeitado; as relações humanas, nas suas diversas formas, carecem ser cultivadas e a ética deve permear todos os tipos de convivência.”
Histórico
A Feira Ecológica do Menino Deus nasceu em 1994 como Feira da Cultura Ecológica, organizada pela cooperativa Coolméia no pátio da Secretaria de Estado da Agricultura. Na época os feirantes se reuniam aos sábados debaixo de uma grande lona improvisada. Em 1999, no mesmo local, iniciou edições da FEMD também às quartas-feiras. Já no ano de 2001 foi construída uma estrutura multiuso para dar cobertura até hoje às cerca de 60 bancas que atendem mais de 8 mil pessoas por semana.
É viabilizada através de um contrato assinado entre a Secretaria de Estado da Agricultura e duas associações que representam os feirantes: a Associação Agroecológica (Associação dos Produtores Ecologistas Solidários do RS) e a ACONFERS (Associação dos Consumidores e Feirantes Ecológicos do Rio Grande do Sul).
Inicialmente este contrato foi firmados por 10 anos. Depois, através de Termos Aditivos, os prazos foram sendo reduzidos para 4 anos, 18 meses e, em 2019, quando a feira fez 25 anos, se iniciou o processo de renovação anual.
Isto tem gerado incertezas tanto para os feirantes quanto aos seus parceiros urbanos (consumidores). Um dos principais impactos se dá nas propriedades dos agricultores familiares que escoam seu trabalho através da FEMD, uma vez que o planejamento de cultivo se dá por ciclos anuais.
Neste dia comemorativo a feira também terá três bancas extras. Uma para mostrar como utilizar e o valor alimentar das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), outra com nutricionistas que vão apresentar preparos com culturas da estação da biodiversidade do nosso Estado e a terceira para expor o trabalho dos Guardiões das Sementes, mostrando a importância desta iniciativa para o contexto da agricultura ecológica atual.
Programação da festa de 29 anos da Feira Ecológica do Menino Deus
• 11h30 – Apresentação musical
• 12h50 – Mística e Dança Circular
• 13h30 – Solenidade com produtores e autoridades
• 14h – Parabéns e distribuição de alimentos
• 14h20 às 17h – Apresentação musical
• Durante toda a feira – Banca da Nutrição, Banca das PANCs, Banca das Sementes, exposição de fotos dos agricultores familiares, distribuição de livros infantis e doação de mudas de temperos
Edição: Marcelo Ferreira