A 10ª edição do Slam São Hell, realizada neste domingo (4) em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, promoveu a Semana do Meio Ambiente por meio da cultura. Artistas independentes mostraram suas poesias durante a tarde e noite no Parque Imperatriz Leopoldina, em atividade organizada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).
A apresentação do artista independente Persona iniciou o evento, às 14h30. Às 16h os participantes do Slam São Hell iniciaram a declamação de poesias autorais. As apresentações terminaram às 20h, com o show do artista independente Drosa, do Nóia Arte, coletivo cultural de Novo Hamburgo.
Little Be, Slammaster e um dos organizadores do Slam São Hell, destaca que o coletivo preza pela pluralidade, acessibilidade e harmonia com o meio ambiente. “Construímos esse evento para levar a arte para o parque mais tradicionalista de São Leopoldo e todas as comunidades que o frequentam, mantendo outro grande escopo do Slam que é a acessibilidade", comenta ressaltando a parceria com a Semmam.
De acordo com o poeta e assessor de gabinete de Relações Institucionais da Semmam, Mano Cascata, a diversidade cultural contribui na construção de um mundo mais saudável e diverso. "O Slam São Hell está fazendo história na Semana do Meio Ambiente”, assinala.
Segundo ele, para que o planeta seja saudável é necessário diversidade e o evento levou uma diversidade da cultura que nunca tinha acessado o Parque Imperatriz Leopoldina. “As famílias que sempre comparecem ao parque nos finais de semana podem enfim descobrir o que é o Slam e o que é a poesia falada. Como diz Sérgio Vaz, ser poeta é sangrar em público, e a gurizada do Slam tá de coração aberto recitando poesia pra quem quiser", afirma.
O Parque Natural Municipal Banhado da Imperatriz possui 694 hectares. Caracterizado como uma unidade de conservação integral, conta com trilhas ecológicas de aproximadamente 1.300 metros, consideradas de baixo grau de dificuldade, onde os visitantes podem conhecer um pouco da fauna e da flora local, e os processos ecológicos, em especial relacionados com as dinâmicas das águas do Rio dos Sinos e a sua interação com o Parque.
Sobre o Slam São Hell
O Slam São Hell é um coletivo cultural que surgiu em outubro de 2022 pela organização dos artistas independentes Little Be, Rafa B e Insano. Os eventos Slam reúnem jovens em competições de declamação de poesias autorais nos espaços públicos.
Em dezembro de 2022, em parceria com o Departamento de Juventudes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, o coletivo iniciou o projeto Slam Educacional, realizando visitas às escolas municipais para levar a poesia recitada aos estudantes da rede municipal como incentivo à expressão e a manifestação artística.
Edição: Marcelo Ferreira