Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdF RS - 27 de abril até 3 de maio

O final de semana será estendido com o feriado de 1° maio, com atividades na Orla do Gasômetro. Mas tem muito mais...

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O documentário "Jair Rodrigues: Deixa Que Digam" estreia no CineBancários nessa quinta-feira (27) - Divulgação

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.



Índice

Eventos ao ar livre:

Cinema:

Artes visuais:

Literatura e escrita:

Música:

Teatro:


1º de Maio com cultura na Orla

As centrais sindicais do RS convidam para o ato unificado do 1º de Maio, neste sábado, das 14h às 18h, com shows culturais, na Praça da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Haverá apresentação das Feminejas (grupo de mulheres que canta sertanejo), o rap de Dekilograma, o rock de Alquimia Voodoo, o samba do Areal do Futuro e a banda do Sindicato dos Músicos do RS, bem como uma esquete teatral dos Artistas pela Democracia. Também serão promovidas manifestações no interior gaúcho. Todas apresentações são gratuitas.


Cartunistas Santiago e Edgar Vasques autografam na Livraria Santos

Neste domingo (30), às 16h, ocorre uma sessão de autógrafos dupla com os cartunistas Santiago e Edgar Vasques. O local é a nova Livraria Santos, situada no Pontal Shopping (Av Padre Cacique, 2893 - Cristal, em Porto Alegre).

Os artistas também participam de um bate-papo sobre suas obras, como "Tragédia da Rua da Praia em quadrinhos", com ilustrações de Edgar Vasques e texto de Rafael Guimaraens. A HQ recria uma história real ocorrida em setembro de 1911. Quatro misteriosos estrangeiros assaltam uma casa de câmbio na Rua da Praia e se envolvem em uma fuga enlouquecida pelo Centro de Porto Alegre, a pé, de carruagem, de bonde e até a bordo de uma carrocinha de leiteiro. Os desenhos de Edgar imprimem o ritmo frenético dos acontecimentos e retratam a belle époque porto-alegrense do início do século 20.


Marcello Caminha lança CD no Ecarta Musical

O violonista Marcelo Caminha lança o CD "Tio Bilia no violão" no projeto Ecarta Musical, nesse sábado (29), 18h, com entrada franca. O álbum traz 12 músicas do compositor e gaiteiro Antônio Soares de Oliveira, o Tio Bilia, músico falecido em 1991 aos 85 anos, conhecido como o Rei da Oito Baixos.

O show acontece na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre). Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Fundação Ecarta.


Documentário sobre Jair Rodrigues chega ao CineBancários

O documentário "Jair Rodrigues: Deixa Que Digam" estreia no CineBancários nessa quinta-feira (27). Nascido em um canavial de Igarapava (SP), em 1939, Jair trabalhou na roça até seus 10 anos. Antes de perseguir o sonho de ser cantor, foi engraxate e alfaiate - chegou a fazer dupla sertaneja com seu irmão, tornando-se "Jair e Jairo", mas logo conquistou o país.

O filme traz imagens de arquivo e entrevistas com personalidades como Rappin' Hood, Salloma Salomão, Raul Gil, Roberta Miranda, Bruno Baronetti, Hermeto Pascoal, Moisés da Rocha, Armando Pittigliani, Mister Sam, Theo de Barros, Simoninha, Solano Ribeiro, Carlinhos Creck, Paulinho Dafilin, Marcelo Maita, Giba Favery e Zuza Homem de Mello, em um dos últimos registros do musicólogo, falecido em 2020.

Os filhos do cantor, Luciana Mello e Jair Oliveira, seu irmão Jairo Rodrigues e sua esposa, Claudine Rodrigues, também compartilham lembranças vividas ao seu lado. A convite do diretor, Jairzinho interpreta seu pai em diversas passagens do documentário.

Confira a programação completa da semana no site.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Fundação Ecarta abre duas exposições neste sábado

Violência contra a mulher, questionamento sobre corpo e consumo são aspectos que integram as mostras "Pisando em ovos" e "Abuso!", que inauguram neste sábado (29), às 11h, e ficam em cartaz até 28 de maio.

"Pisando em ovos" traz os trabalhos das artistas Ana Flores e Simone Barros ocupando o espaço da Galeria Ecarta. Para a curadora Ana Zavadil, a poética visual das duas artistas traz obras que abordam a violência contra as mulheres com discurso crítico.

Por sua vez, a exposição de Michele Martines ocupa a sala do Projeto Potência no segundo andar com a mostra "Abuso!", trazendo reflexões sobre corpo e consumo a partir da manipulação de imagens de anúncios. A artista apresenta pinturas que forjam anúncios buscando inverter a lógica da extensa iconografia, desde as pinturas renascentistas até a publicidade atual, na qual a mulher figura como objeto do olhar.

A Fundação Ecarta fica na avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre. Visitação terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados. Entrada franca.


Projeto Água Viva promove experiência na Ilha da Pintada

Porto Alegre irá receber, no domingo (30), o projeto Água Viva, uma ação artística programada para ocorrer às 14h30min na Praça Salomão Pires, na Ilha da Pintada.

Água Viva é um projeto de Artes Visuais coordenado pela multiartista Consuelo Vallandro, com financiamento do Edital de Eventos Descentralizados do Fumproarte. A proposta é fotografar e registrar uma ação com a temática ambiental envolvendo a comunidade das ilhas de Porto Alegre, contando, ainda, com a interação direta do público.

Na praça principal da Ilha da Pintada será promovido o encontro de artistas moradores das ilhas para trabalhar com o lixo encontrado no Guaíba, a ser coletado previamente com ajuda de um pescador local.

O projeto busca proporcionar uma experiência adicional para quem deseja realizar um programa completo de imersão à história gaúcha e à vida ribeirinha de Porto Alegre, com a travessia do Guaíba com o lanchão Seival, saindo de Barra do Ribeiro e, posteriormente, do Cais Mauá, em Porto Alegre. É possível, ainda, participar de uma experiência gastronômica, desfrutando do tradicional almoço com peixe na taquara da região, além de uma visita à feira de artesanato local. Para informações: 51-95015270 (Sandra) e 51-985808371 (Fátima).


Lançamento do álbum visual "45 anos Banda Afro-sul"

O evento de lançamento do "45 anos Banda Afro-sul" acontece no Domingo Cultural (30) do Afro-sul Odomodê (av. Ipiranga, 3850, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Depois, na terça-feira (2), haverá a transmissão ao vivo do álbum visual no YouTube do Afro-sul Odomodê.


Sarau das Minas com Amelinha Teles

Sarau das Minas e Livraria Paralelo 30 convidam para encontro com a presença da autora e ativista Amelinha Teles. Na ocasião, lançamento do livro "Feminismos". A autora participará de um bate papo com mariam pessah, poeta, escritora e organizadora do Sarau das Minas.

Será no sábado (29), às 17h. A livraria fica na rua Vieira de Castro, 48, Bairro Farroupilha, em Porto Alegre. O evento é gratuito e aberto ao público geral.


Edição especial do Sarau Voador homenageia a artista Vera Wildner

O próximo Sarau Voador, um projeto de Roger Lerina e Deborah Finocchiaro, abordará a vida e obra de Vera Wildner (1936-2017). Contará com as presenças de Karin W. Paiva e André Santos, respectivamente filha e sobrinhos da artista, que atualmente estão em cartaz com a mostra "Sob Forma de Oração", no Porão do Paço Municipal.

Além dos dois, a curadora da mostra, Maria Amélia Bulhões, o artista visual Leandro Selister e a pesquisadora Celia Antonacci também participarão deste encontro. O Sarau acontece no sábado (29), às 11h no Porão do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, em Porto Alegre). A entrada é franca.


Peça teatral "ZumZumZum – A União faz a Vida" volta a cartaz

A peça "ZumZumZum – A União faz a Vida" está de volta, com o texto de Renato Mendonça, devidamente atualizado para a atualidade, e com direção de Inês Marocco. Com encenação do Grupo Cerco, a peça estreia na terça-feira (2), em Canoas (RS), para depois seguir em turnê pelo Sul e Sudeste. A circulação terá, pela primeira vez, acessibilidade em todas as apresentações, com audiodescrição e LIBRAS.

A apresentação acontece às 15h30, no Ginásio da Escola Municipal Rio de Janeiro (rua Ver. Antônio Ferreira Alves, 900, bairro Mathias Velho, em Canoas). A entrada é franca.

A nova montagem tem como público-alvo crianças de 4 a 11 anos e deverá visitar 95 cidades brasileiras até o primeiro semestre de 2024. A ação acompanha os irmãos Leona e Artur numa jornada de descoberta do valor da cooperação. O espetáculo conta com o apoio da Fundação Sicredi.


Cinemateca Capitólio

A Cinemateca Capitólio apresenta, junto do Programa de Alfabetização Audiovisual, o filme "Frankenweenie". A animação de Tim Burton será exibida na próxima edição da Sessão Vagalume, no sábado (6) e domingo (7), às 15h. Antes das exibições, haverá visitas guiadas pela Cinemateca Capitólio, com início às 14h30min.  

Lembrando que até o final de abril, o Capitólio segue exibindo em sua programação o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2023 (Fantaspoa).

Confira horários e condições de meia-entrada no site. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim

Até o dia 30 de abril, a Sala Paulo Amorim recebe o público para as atividades do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2023 (Fantaspoa).

Além deste, "A Esposa de Tchaikovsky" será exibido na Sala Eduardo Hirtz, na sessão das 18h30, até o dia 3 de maio. Também, fica em exibição na Sala Norberto Lubisco "O Pastor e o Guerrilheiro", até o dia 3 de maio, na sessão das 14h30.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Orquestra Villa-Lobos no aniversário na Biblioteca Pública

A apresentação da Orquestra Villa-Lobos, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), encerra a programação de aniversário dos 152 anos da BPE. Acontece no sábado (28), às 19h. A Biblioteca fica na rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre. Entrada gratuita com contribuição espontânea aos músicos.

O concerto terá a participação de 15 jovens músicos, acompanhados por Cecília Rheingantz Silveira. O repertório inclui obras de Heitor Villa-Lobos, Beatles, Milton Nascimento, Gonzaguinha e Martinho da Vila, entre outros.

A Orquestra Villa-Lobos é um projeto de educação musical que existe há 31 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos. O objetivo é proporcionar às crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre, acesso ao conhecimento musical e às vivências artísticas coletivas, socializadoras e transformadoras.


Grupo Cuidado Que Mancha apresenta "A Família Sujo"

No sábado (29), às 16h, Angelo Primon, Juçara Gaspar e Raquel Grabauska vão apresentar a peça "A Família Sujo", no Espaço Cuidado Que Mancha (Rua Damasco, 162, bairro Menino Deus, em Porto Alegre). Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Sympla. Descontos no ingresso solidário, através da doação de óleo ou farinha de trigo, no local.

O trio vai contar a história de Gustavo Finkler, lançada em livro pela Editora Projeto. Com direção de Mirna Spritzer e Raquel Grabauska, a peça é a primeira produção de radioteatro para crianças, inaugurando assim o trabalho de pesquisa de linguagem do grupo com peças radiofônicas. A sonoplastia do espetáculo é produzida ao vivo por diversos objetos que compõem o cenário.


Banda Velho Romeu lança o show "Toca um banjo aí"

Com show inédito e único no Theatro Fuga, no sábado (29), às 21h, a banda Velho Romeu traz à Porto Alegre o show “Velho Romeu, toca um banjo aí”, com composições próprias e covers nacionais e internacionais. O Theatro Fuga fica na rua dos Andradas, 673, Centro Histórico de Porto Alegre. A casa abre às 19h.

A banda é composta de músicos Otávio Castilhos (cantor e contrabaixista), Gerê (guitarrista) e Marlon Castilhos (baterista e backing vocal).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira