Rio Grande do Sul

Convergências

Projeto Arte Pública do Ói Nóis Aqui Traveiz anuncia o início de seminários pela internet

Conversas acerca das artes cênicas vão abordar diferentes pontos, além dos rumos do teatro e suas conexões no Brasil

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O projeto Arte Pública do Ói Nóis Aqui Traveiz anuncia início dos webinários no dia 27 de abril - Divulgação

O projeto Arte Pública, da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, vem movimentando o grupo no ano de seu 45° aniversário. As atividades incluem oficinas, mostras de repertório, discussões, intercâmbios com outros territórios culturais, seminários, lançamento de livro e do Museu da Cena.

O grupo proporciona diversos eixos de interação com o público e com os demais grupos brasileiros: território, memória, criação e formação, são a base para todas as atividades de 2023.

Nesta quinta-feira (27), às 14h, integrando o eixo "território", ocorre o webinário Territórios Culturais em Conexão. A atividade contará com a presença de representantes de sete territórios culturais do Rio Grande do Sul. Locais receberam residências artísticas do grupo e foram escolhidos devido a sua importância.

Agora, para finalizar esta etapa, a Terreira da Tribo recebe os representantes desses territórios para oficinas e trocas de saberes. O webinário acontecerá de forma presencial (R. Santos Dumont, 1186 - São Geraldo, Porto Alegre), com entrada franca, tradução na linguagem de libras e transmissão pela internet.

Com esta iniciativa, o grupo pretende promover a criação da rede Territórios Culturais em Ação, contribuindo para o desenvolvimento das cadeias produtivas de cada espaço cultural envolvido. O projeto Arte Pública, através de diversas ações de democratização e descentralização cultural, aponta para a possibilidade da difusão de uma arte de raízes populares, cumprindo a função de desmistificar a produção cultural elitizada.

Na programação para o ano de 2023 estão os webinários "Do Jogo a cena – Construindo Aprendizagens", realizado com a participação de professores e pesquisadores de todo o país ao final das oficinas que estão em andamento; "Processos criativos em teatro – dialogando com nossos mestres", com artistas e pesquisadores de teatro no Brasil, previsto para acontecer na época da estreia do novo espetáculo de Teatro de Rua do Ói Nóis Aqui Traveiz; e "Tear – Tecendo a Rede de Memória", que contará com a participação de representantes dos sete grupos teatrais longevos visitados pelo Ói Nóis ao longo do ano.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira