A operadora de máquinas Elisandra Antunes de Almeida tornou-se a primeira mulher no Rio Grande do Sul a presidir um sindicato que representa os trabalhadores metalúrgicos, na noite de sábado (15), ao tomar posse como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Marau e Tapejara. Metalúrgica e acadêmica de Direito, ela estará a frente da entidade pelos próximos quatro anos.
“É um marco na história para todas as mulheres metalúrgicas”, afirma Elisandra ao manifestar que o fato rompe um paradigma, devido ao meio sindical e a categoria metalúrgica ser formada, na sua grande maioria, por homens.
“Espero que isso abra portas para que outras mulheres ocupem espaços e percebam que podem se tornar diretoras e presidentes de sindicatos. O meu mandato será de espaço para construção de lideranças mulheres”, garante ela.
O ato de posse foi conduzido pela vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), Eliane Morfan, que enfatizou a importância dessa representação para as mulheres da categoria. “A luta construiu as condições para esse feito inédito porque se trata de uma companheira lutadora, que lidera uma construção coletiva, solidária, de confiança e respeito com toda a equipe, tendo como princípio o sindicato, ferramenta a serviço da trabalhadora e do trabalhador”, disse.
No dia 23 de março, durante uma assembleia geral, ocorreu a posse oficial na porta de fábrica da empresa GSI-Marau com os trabalhadores da categoria.
Confira a nominata da direção empossada:
Elisandra Almeida Antunes
Roseleide da Luz Freitas
Joel da Silva
Antonio Jaco Lunkes
João Vilmar de Moraes Alves
Everton do Amarante Mate
Eva Rosalires Rodrigues Xavier
Franciele Veiga da Silveira
Roberto Rigo
Rogerio Calegari
Joel Pires
Hugo da Silva Karlinski
Alessandra de Fatima Padilha
Elisiane Zamuner
Jose Ailton Araujo Dos Santos
Alexandre Andrade
Valdair Hansen
Cladimar Nunes da Silveira
Maiquel Ribeiro da Silva
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Katia Marko