Rio Grande do Sul

MEIO AMBIENTE

Assembleia gaúcha sediará o II Fórum Estadual Municípios Lixo Zero RS

Evento vai unir cidades gaúchas para debater as principais temáticas envolvendo resíduos sólidos nesta sexta-feira (14)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Especialistas do setor público e privado promovem uma troca de saberes e experiências em torno das iniciativas, políticas, inovações e tecnologias - Reprodução

O II Fórum Estadual Municípios Lixo Zero RS será realizado nesta sexta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O evento, idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), tem como objetivo unir as cidades gaúchas para debater as principais temáticas envolvendo resíduos sólidos e promover as Boas Práticas Lixo Zero do nosso estado.

O evento contará com especialistas do setor público e privado, propiciando uma troca de saberes e experiências em torno das iniciativas, políticas, inovações e tecnologias que vêm buscando solucionar as problemáticas geradas pelos resíduos sólidos. Durante o dia, três painéis vão abordar as temáticas: Educação Ambiental como ferramenta para o Lixo Zero; Inovação social e políticas para a meta Lixo Zero; e Emergência Climática e Resíduos Sólidos.

As inscrições são gratuitas via Sympla. O credenciamento inicia às 8h no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS e a abertura está marcada para às 9h. O evento seguirá até às 17h, com intervalo para almoço. Mais informações nas páginas do Instagram @lixozerovt e @lixozeropoa.

"O Fórum Estadual é uma excelente oportunidade para aprofundar a discussão sobre as políticas públicas ambientais do RS, apresentando cases de sucesso de diferentes cidades gaúchas, como forma de inspirar toda a sociedade", comenta Lucas Fontes, embaixador Lixo Zero em Porto Alegre e educador ambiental. "Também é uma forma de ocupar a Assembleia Legislativa pelos cidadãos, e propor um novo olhar sobre os resíduos sólidos e a forma como nos relacionamos com eles", completa.

A organização do Fórum está a cargo dos Coletivos Lixo Zero Porto Alegre e Coletivo Lixo Zero Vale do Taquari, e é patrocinado pela ASLORE. Conta com o apoio Famurs, Tecnopuc, Pacto Alegre, Green Thinking, Nuvem, Thays.dn, Ellta Ambiental, Recic, Instituto Venturi, EcoReal, Movimento ODS RS, ABRAPS,  Instituto Toda Vida, CREA/RS, ABES RS, JPS RS, UFRGS, Coletivo Lixo Zero RS, Coletivo POA Inquieta, Convention & Visitors Bureau, SMAMUS POA, Fundação Mata Atlântica, Meu Resíduos, GISA Socioambiental, Céu Bar e Arte e Complementar Consultoria, THG Socioambiental.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira