A ex-deputada estadual do Rio Grande do Sul, Juliana Brizola (PDT) foi eleita nessa quarta-feira, 29, vice-presidente do Comitê da América Latina e Caribe da Internacional Socialista (IS). Ela, neta do ex-governador do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, Leonel Brizola (1922-2007), é a primeira mulher a ocupar o posto.
Juliana é secretária de Relações Internacionais do PDT e está na República Dominicana participando do congresso da IS que elegeu como presidente do comitê o dominicano Miguel Vargas.
Ela assume o cargo 45 anos após o seu avô ter sido eleito vice-presidente mundial da IS que, na ocasião, era dirigida pelo presidente de Portugal Mário Soares.
A IS é uma das maiores organizações partidárias internacionais e foi fundada em 1951 com o objetivo de divulgar e buscar a implantação do socialismo democrático no mundo.
O PDT é o único partido político brasileiro entre os 160 social-democratas e trabalhistas de mais de 100 países.
Juliana lembrou em seu pronunciamento pós-eleição que Leonel Brizola deixou a vice-presidência mundial da IS por vontade própria e que, em 2003, assumiu como presidente de honra da entidade até a sua morte.
“Junto com Brizola, estavam as principais lideranças da entidade, como o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, o chanceler alemão, Gerhard Schröder e o ex-primeiro ministro italiano Massimo D’Alema”, ressaltou.
Edição: Extra Classe