A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Sul (CTB/RS) celebrou os seus 15 anos de atuação com a realização de um seminário entre as lideranças e representantes sindicais. O evento aconteceu na última sexta-feira (31) de março, no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Gaúcha (Fetag/RS), no bairro Floresta, em Porto Alegre.
Segundo o presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor, atualmente a central sindical é composta por mais de 160 sindicatos e federações filiados no estado, atuando nas principais lutas sociais. Foram debatidos temas como os desafios atuais do sindicalismo, a participação feminina no mundo do trabalho e espaços de poder, a revogação dos marcos regressivos da reforma trabalhista e a derrubada da taxa Selic.
Além de lideranças de diversas regiões do estado, o seminário contou com a participação do presidente nacional da central sindical, Adilson Araújo, e da secretária nacional da Mulher Trabalhadora, Celina Arêas.
“Foi um seminário em que nós pudemos debater a necessidade das mobilizações e das lutas para que a agenda da classe trabalhadora possa avançar nesse governo, em que se abre um caminho novo. Debatemos também a crise que nós estamos vivendo, do ponto de vista econômico, a necessidade de pressionar pela baixa da taxa de juros e para a retomada do desenvolvimento com geração de emprego", afirmou Guiomar Vidor.
O dirigente também ressaltou que os debates convergiram no sentido do fortalecimento da estrutura sindical, o que favorece o poder de negociação coletiva dos trabalhadores. O evento foi encerrado com um ato, que contou com a presença de representantes de centrais sindicais e de entidades ligadas ao mundo do trabalho.
*Com informações da CTB/RS
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Marcelo Ferreira