O Instituto de Estudos Políticos Mário Alves (IMA), sediado em Pelotas (RS), convida para para a inauguração do Acervo Professor Enrique Serra Padrós, que será realizada na última sexta-feira de março, dia 31, às 17h30, na sede do IMA (Rua Coronel Alberto Rosa, 164).
Redes sociais do IMA: Facebook / Instagram.
Falecido em 2021, Padrós foi professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes pesquisadores sobre as ditaduras do Cone Sul e o terrorismo de estado que assolou a região.
Ao longo de sua trajetória, constituiu uma valiosa biblioteca acerca de temáticas vinculadas à história do tempo presente, além de coleções de revistas publicadas em diferentes países da América Latina e documentos oriundos de suas pesquisas.
Parceiro do IMA por mais de duas décadas, o professor cedeu ao instituto seu acervo, que será disponibilizado para consulta pública. Segundo a equipe do IMA, além do acervo, que passa a ser salvaguardado, Padrós deixou um legado de esperança e coragem.
A inauguração será realizada no dia que marca os 59 anos do golpe civil-militar de 1964 no Brasil e ocorre durante as atividades da XXVI Jornada de Ensino de História e Educação.
A jornada deste ano tem o tema “Devolver alegria ao futuro: ensino de História, lutas sociais e direitos humanos. Um tributo à militância e às convicções do professor Enrique Serra Padrós", promovida pelo GT Ensino de História e Educação da ANPUH-RS.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Marcelo Ferreira