O prefeito Ary Vanazzi e o assessor de Planejamento do Governo, Nelson Luiz da Silva, Nelsinho Metalúrgico, acompanhados do reitor do IFSul, Flávio Barbosa, estiveram nesta segunda-feira (13), em audiência na Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, em Brasília. Levaram ao MEC dois pleitos da Prefeitura, envolvendo o Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul) e voltaram anunciando que os pedidos foram bem recebidos e devem ir adiante. Ele foram recebidos pelo secretário Getúlio Ferreira
O primeiro pedido é a implantação de um campus do IFSul em São Leopoldo. “Apresentamos as necessidades no município que tem um grande polo de indústria de transformação e carência de vagas na área de tecnologia, já que o governo do estado oferece muito pouco”, disse Nelsinho. “Nos comprometemos em ajudar, pela prefeitura, inclusive com cedência de área”, destacou Vanazzi.
Segundo Nelsinho, a prefeitura tem se movimentado bastante para que São Leopoldo tenha uma escola federal, totalmente gratuita e que ofereça educação de qualidade e oportunidade de inclusão aos jovens mais necessitados.
“O retorno foi muito bom, podemos começar a nos movimentar para a instalação do Instituto na cidade”, comemorou o assessor de Planejamento da Prefeitura, responsável pelo projeto. “A prefeitura vai ceder a área, o IFSul montará grupo de trabalho para definição de quais cursos serão oferecidos. Serão pelo menos 1.500 vagas.”
A segunda demanda apresentada no MEC é de um curso profissionalizante, também pelo IFSul, para o ensino médio. Este curso pode funcionar junto aos que já estão instalados no Centro de Eventos.
Vanazzi cumpre agendas em Brasília até esta terça
O prefeito Ary Vanazzi está em Brasília para uma série de agendas institucionais pela prefeitura e também pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), da qual é presidente. Permanecerá até terça-feira à noite.
A primeira agenda foi na segunda-feira (13), na abertura do Encontro da Frente Nacional de Prefeitos, que reuniu gestores municipais de todo o país. A reunião serviu para debates sobre demandas comuns aos municípios, entre elas o tema do transporte público, setor que passa por uma séria crise e sempre precisa de intervenção política e/ou financeira das prefeituras.
“É uma área com bastante fragilidades e temos que procurar uma solução de preferência conjunta, pois atinge a todos os municípios. Em São Leopoldo, formamos um grupo para estudar a implantação de tarifa zero, o que traria justiça social para o povo mais necessitado, os trabalhadores que precisam se deslocar com o transporte público. Levaremos para discussão o tema com a Presidência da República, em reunião que faremos nesta terça (14)” informa o prefeito.
No início da tarde Vanazzi esteve reunido na sede da ABM para organização da assembleia geral da entidade, que vai eleger a nova diretoria, em 29 de março. A última agenda foi no Ministério da Educação, para entrega de pedido da implantação do polo do IFSul em São Leopoldo.
Nesta terça-feira (14), haverá reuniões na Casa Civil, com a secretária-executiva Miriam Belchior, para discutir obras do PAC; no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, para debater Câmara Temática e à noite segue com agenda no Palácio do Planalto.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Leopoldo
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Katia Marko