A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) divulgou nesta segunda-feira (13) os nomes dos 11 profissionais de imprensa agraciados na quinta edição da Medalha Alberto André. Antônio Carlos Macedo, Francisco Alves, Hilda Haubert, José Antônio Vieira da Cunha, Julieta Margarida Amaral, Júlio César de Magalhães, Katia Marko, Magda Rodrigues da Cunha, Mario Alberto de Paula Gusmão, Patricia Knebel e Taline Oppitz .
Esta medalha que tem o nome do presidente mais longevo da entidade - Alberto André foi presidente da ARI por 34 anos - foi instituída em 2022 sendo entregue no dia do Jornalista, 7 de abril. O objetivo é homenagear profissionais que se destacam fazendo um jornalismo de qualidade e contribuindo para consolidar o papel da imprensa na consolidação da democracia brasileira.
Em virtude do feriado de Páscoa, este ano a solenidade ocorrerá em 5 de abril, no salão nobre da entidade, às 19h. A ARI fica na avenida Borges de Medeiros, 915, Centro Histórico de Porto Alegre. A premiação terá patrocínio da Fruki.
O presidente da ARI, José Nunes, explicou que a escolha, realizada pela diretoria da Associação, é "um trabalho bastante difícil, em face do grande número de profissionais qualificados que contribuem para fazer um Jornalismo de qualidade no Estado".
Segundo ele, além de prestar homenagem ao seu presidente mais longevo, a Medalha é a oportunidade da ARI evidenciar o trabalho de profissionais que se destacam em suas áreas.
Vencedores da Medalha Alberto André 2023
Antônio Carlos Macedo
Natural de Esteio. É formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na turma 74-77. Foi redator, editor de esportes e subchefe da Central do Interior da Caldas Jr. Também atuou como repórter da Rádio Guaíba, e chefe de Reportagem do Correio do Povo. Foi colunista do Diário Gaúcho. Na Rádio Gaúcha foi repórter esportivo, e é apresentador na emissora.
Francisco Alves
Natural de Itaqui. Há 47 anos na Rádio Charrua, de Uruguaiana, foi repórter e âncora do programa Jornal da Manhã. Foi assessor dos prefeitos Antônio Augusto Brasil Caruso e Elói Trojan. Foi correspondente dos jornais Zero Hora, Correio do Povo e Rádio Guaíba. É músico e compositor. Desenhista, chargista e pintor. Participou da orquestra Hi-Fi. Recebeu da Assembleia Legislativa e do Sindicato dos Compositores o troféu Teixeirinha, e também da RBS, o troféu Guri, pela contribuição à cultura.
Hilda Haubert
Jornalista graduada pela Pontifícia Universidade Católica RS é especialista em Comunicação e Gestão de Crises de Imagem. Também é bacharel em Ciências Sociais. Tem mais de 30 anos no mercado da comunicação, e passou pelas redações da Plural Comunicação, Zero Hora e Correio do Povo. Na televisão, foi produtora, editora e diretora de programas na RBS TV, TVCom e Band RS. Passou pelo Canal Rural em Brasília. Ainda coordenou a programação da TVE, onde atualmente é diretora adjunta, assim como exerce o mesmo cargo na FM Cultura.
José Antônio Vieira da Cunha
Atuou nas redações do Correio do Povo, Folha da Manhã, Revista Amanhã, RBS TV, e TV Guaíba. Foi um dos fundadores do Coojornal, em 1974. Também presidiu o jornal, e a TVE. Ainda foi secretário de Comunicação do Estado. Fundou e presidiu a Associação Cachoeirense Amigos da Cultura. Criou o portal de comunicação Coletiva.net, e fundou a agência Moove. Foi diretor da ARI, e integrante do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.
Julieta Margarida Amaral
Natural de Rio Grande, foi correspondente da central do Interior do Correio do Povo, e repórter das rádios Cultura Riograndina e Minuano. Atuou como repórter da RBS TV Rio Grande. Foram 30 anos de cobertura jornalística. Hoje, atua com assessoria de imprensa, e realiza documentários relacionados ao meio ambiente.
Júlio César de Magalhães
Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi repórter, setorista, comentarista, subeditor, e editor nos veículos Diário de Notícias, Correio da Manhã, Última Difusora, e no setor de Economia de Zero Hora. Foi assessor de imprensa nas áreas públicas e privadas. Foi presidente da Associação dos Jornalistas de Economia do RS. Na Fiergs, chefia a Comunicação, e lidera projeto para colocar a entidade no mundo digital do Metaverso.
Katia Marko
Formada pela Unisinos, atuou por 27 anos como assessora de comunicação do movimento sindical. Foi assessora da Central Única dos Trabalhadores do RS, participou da criação da TV Comunitária de Porto Alegre, do jornal Brasil de Fato, e do Conselho Municipal de Comunicação. É editora-chefe do jornal Brasil de Fato RS. É diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS. Desde de 2022, é articuladora da Região Sul da Rede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores, criada pelo Instituto Vladimir Herzog.
Magda Rodrigues da Cunha
Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica RS é mestra em Comunicação Social e doutora em Linguística e Letras. Atuou na extinta Folha da Tarde, Rádio Pampa, Rádio Gaúcha e Zero Hora. Foi professora na PUC RS. Ainda exerceu a assessoria de Comunicação, assim como foi vice-diretora e diretora da Famecos. Também atuou como assessora para Assuntos Internacionais e Pró-Reitora Acadêmica na PUC RS. Atualmente, é professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
Mario Alberto de Paula Gusmão
Fundou o Jornal SL, de São Leopoldo, junto com o irmão, em 1957, e que hoje leva o nome de Vale dos Sinos. A partir daí, foi criado o grupo Editorial Sinos S.A, que edita em meio impresso e digital o NH, Vale dos Sinos, Diário de Canoas, Jornal de Gramado e Revista Like. E na plataforma digital, o Correio de Gravataí, Diário de Cachoeirinha, Exclusivo e a revista Lançamentos. Conta também com a Rádio ABC 103.3 FM e a empresa Multi, que imprime materiais para terceiros. Atualmente, continua ligado à empresa, mas dedica-se a atividades para o desenvolvimento da sua região e do Estado. Foi fundador da Associação de Jornais do Interior do RS. Também presidiu a Associação Brasileira de Jornais do Interior.
Patricia Kneble
É colunista de Tecnologia e Inovação do Jornal do Comércio, e idealizadora do blog Mercado Digital e da série Mentes Transformadoras. É autora de mais de 15 livros, entre eles. Dos grãos aos chips: a história da tecnologia e da inovação no Rio Grande do Sul.Recebeu por nove vezes a distinção de Jornalista Destaque do Ano em Tecnologia. Participou de missões internacionais para conhecer ecossistemas globais de inovação como do New York City e do Vale do Silícios, na Califórnia. Recebeu o prêmio ARI de Jornalismo em 2020 pela reportagem Pandemia desnuda a desigualdade tecnológica do ensino do Brasil.
Taline Oppitz
Colunista de política do Correio do Povo desde 2008. Sucedeu Armando Burd. Está no veículo há 22 anos. Também atua na Rádio Guaíba, no programa Esfera Pública. Atualmente, comanda o programa que vai ao ar de segunda a sexta-feira. Passou pela TV Record RS. Foi a primeira repórter da TV Assembleia. Atualmente, além da coluna e do Esfera Pública, é comentarista na Rádio Guaíba, além de participar de gravações para o site do jornal e redes sociais.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Katia Marko