Será lançado neste sábado (11) o podcast “E se a periferia fosse o centro?”, que surgiu a partir de uma publicação homônima com textos autorais dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. O evento ocorre às 10h, na quadra da escola, com a presença de estudantes, professores, pais e comunidade.
“Algo novo se apresenta aos ouvidos atentos às vozes periféricas, tão negadas, silenciadas e esquecidas pelos poderosos de plantão, mas sempre vivas, resilientes e cada vez mais protagonistas de seus destinos”, explica a organização do evento. O podcast estará disponível na plataforma de streaming Spotify.
Constituído por cerca de 20 episódios, a série é composta de crônicas, contos filosóficos, cartas pedagógicas e poemas, lidos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e da EJA, variando da faixa etária dos 12 aos 57 anos. Os áudios serão inseridos paulatinamente, em blocos, ao longo de cinco semanas.
“Na plataforma será possível ouvir o timbre emocionado de Vitória, de Murilo, Janaína, Brenda, Tiago, Letícia, Gustavo, Mariah e tantas/os outras; os estudantes a dizer... em alto e bom som ‘Temos o direito à cidade!!!’ Tal afirmativa pode ser comprovada pelos títulos: Lá no Guaíba, Que mundo é esse, Um 16 inesquecível, Correnteza, O grampeador e a crônica feminista, Estou de pé, Transporte público na Lomba - Tatiana, Fascismo Por que a balança pesa tanto de um lado só? Pedro e o lixo - Lacrado G5”, explicam os professores Marco Mello e Daniele Gualtieri Rodrigues.
Nasce um novo projeto
A partir do êxito da experiência do projeto de sistematização e publicação do trabalho da escola, nasceu um novo projeto, concebido com foco no incentivo à leitura, visando a democratização do acesso ao mundo da palavra, assegurando voz e vez à comunidade escolar. Também incentiva a interação com a cultura letrada por parte dos professores, dos alunos e da comunidade, além de desenvolver o senso crítico e a leitura do mundo.
“E se a voz fosse nossa?” propõe a formação de um grupo de leitura, em que serão acolhidas obras literárias consagradas e obras à margem do cânone, sugeridas pelos participantes, em múltiplas linguagens, dentro de uma concepção de leitura ampla, dizendo respeito não somente ao texto escrito, mas também a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, gráfico) ou em movimento (filme, vídeo etc.) e ao som (música).
“Será um espaço de partilha, círculos dialógicos de escuta e fruição, para que todas e todos se sintam acolhidos e livres para expressarem suas ideias, opiniões e experiências”, contam os professores.
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Edição: Marcelo Ferreira