Rio Grande do Sul

LUTA DAS MULHERES

Movimentos feministas do RS organizam programação intensa na semana do 8 de Março

A Marcha do 8M unificado 2023 traz o tema 'Em defesa da vida e dos direitos das mulheres'

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na quarta-feira, 8 de Março, a marcha saí da Esquina Democrática a partir das 18h - Foto: Mídia Ninja

Os movimentos feministas que lutam pelos direitos e pela vida das mulheres do campo e da cidade organizaram uma agenda movimentada para a semana do 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres.

Segundo Fabi Dutra, presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM/RS) e Conselheira Estadual dos Direitos da Mulher do RS, neste ano, em especial, existe uma grande convergência entre os movimentos.

"Estamos unificadas em torno da defesa da vida e dos direitos das mulheres, na perspectiva de um novo momento político, de retomada de nossas bandeiras depois da grande vitória eleitoral, onde as mulheres foram decisivas na derrota do fascismo nas urnas."

Segundo afirma, as mulheres devem estar nas ruas para passar uma mensagem para a sociedade de que não serão aceitos retrocessos no combate à violência e aos feminicídios. Além disso, as organizações feministas exigem mais políticas públicas que enfrentem o machismo estrutural e a desigualdade de gênero.

"Desde a vaga na creche, a igualdade salarial, a defesa dos nossos recursos naturais até o incentivo ao esporte. Se o mercado faz a sua pressão no governo, nós também faremos a nossa", afirmou.

As atividades estarão concentradas na Capital gaúcha e na Região Metropolitana. Em São Leopoldo, por exemplo, o prefeito Ary Vanazzi assinou decreto de transporte gratuito para as mulheres no dia 8 de Março. Do início da manhã ao fim do dia, elas poderão circular sem pagar passagem, inclusive para participar de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

“Que esta ação sirva de modelo a outros municípios, aos estados. Em São Leopoldo é iniciativa inédita, mas com certeza deve integrar a política pública. Aqui temos serviço de proteção às mulheres, para redução da violência, da fome, do desemprego, de todas as dificuldades por preconceito e desrespeito", destacou o prefeito. Segundo Vanazzi, a passagem gratuita no dia 8 de Março tem o simbolismo do compromisso com o respeito às mulheres, especialmente as mais pobres e também mais sofridas.

"Bancamos com recursos públicos, que na nossa visão devem ser usados para quem mais precisa. Que este mês de março nos ajude na reflexão e que possamos continuar lutando por todas as mulheres, um mundo mais justo, democrático e de respeito.”

Confira a programação:

Segunda-feira (6)

CineDebate sobre o documentário "Olha pra Elas": sessão de exibição do filme, com a participação de Tatiana Sager (direção) e Renato Dornelles (roteiro). A partir das 19h, na Escola Municipal Doutor Liberato Salzano (Rua Xavier de Carvalho, 274, bairro Sarandi em Porto Alegre). Atividade é gratuita, mas é necessária inscrição pelo formulário online.

Workshop do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher: "Mulheres em formação, compartilhando saberes", no Salão de Eventos do Parque Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita, a partir das 13h30.

Terça-feira (7)

Roda de conversa sobre "Lugar de homem e lugar de mulher: estereótipos de gênero, imagens de controle e vieses inconscientes", com a palestrante Luciane Toss (advogada, professora e consultora). Atividade promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e OAB/RS. Das 10h às 11h30, na sede da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110, em Porto Alegre).

Abertura da exposição "O silêncio também é uma arma", com fotos da Deam e material da Frente de Combate ao Feminicídio e da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, Estação Malcon (Rua dos Andradas, 1560, Centro de Porto Alegre). Começa às 16h30 e fica disponível ao público até a quinta-feira (9).

Roda de conversa sobre justiça reprodutiva, com o lançamento do livro “Entre a cruz e a espada: a (des)penalização do aborto na América Latina”, da jornalista Cleidi Pereira. Evento apoiado pelo Fórum Aborto Legal RS e pela Frente Pela Legalização do Aborto do Rio Grande do Sul (Frepla/RS). Será realizado na Casa de Cultura Mario Quintana, às 18h. Mais infos aqui.

Quarta-feira (8)

7ª edição do Estação Themis: celebrando 30 anos de atuação, a Themis realiza ação que informa mulheres sobre seus direitos. Iniciativa ocorre na Estação Mercado da Trensurb (Av. Júlio de Castilhos, 4, Centro de Porto Alegre), das 7h às 12h. Contará com advogadas da organização e parceiras, que se revezarão para atender gratuitamente sobre direitos, Lei do Feminicídio, Lei Maria da Penha, direitos trabalhistas, ciclo da violência entre outros temas.


Estação Themis leva apoio jurídico às mulheres no Trensurb / Foto: Fabiana Reinholz

Caminhada em São Leopoldo, às 17h: Sob o tema Dias Mulheres Virão: Coragem, justiça e amor, caminhada saí da Praça do Imigrante.


Caminhada em São Leopoldo / Divulgação

Atividades em Porto Alegre

Mulheres do campo e da cidade na Lomba do Sabão, das 7h às 9h: denúncia de ameaça de rompimento de barragem na Lomba do Sabão e ato ecumênico de denúncia do feminicídio de Débora Moraes;

Audiência Pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 10h: sobre a violência contra as mulheres e o desmonte das políticas públicas;

Almoço coletivo, às 12h30: na Praça Matriz e atividade de formação, às14h;

Entrega do prêmio Troféu Mulher Cidadã, às 14h: Plenário Júlio de Castilhos na Assembleia Legislativa;

Marcha do 8M unificado 2023: "Em defesa da vida e dos direitos das mulheres", às 18h: concentração na Praça da Matriz (17h), e na Esquina Democrática, em Porto Alegre.

Sexta-feira (10)

Encontro entre Promotoras Populares e lideranças com a Rede Proteção de Porto Alegre: Deam, Defensoria, Cram, Secretaria de Educação e de Saúde. A partir das 10h, até as 16h30, na Sede da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110, em Porto Alegre).

Sábado (11)

Roda de conversa “Soberania Alimentar e a vida das Mulheres”, a partir das 11h, na Feira de Economia Solidária da Rede comunitária do Morro da Cruz (Travessa 25 de julho, 1572). Organizado pela Horta Comunitária do Morro da Cruz, Aliança Feminismo Popular e Associação de Mulheres Maria da Glória.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko