Na última terça-feira (28), ocorreu a sessão solene de lançamento da Cátedra UNESCO UniTwin – A Cidade que Educa e Transforma, no Edifício da Câmara Municipal de Lisboa em Portugal.
A partir da aprovação da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, foi constituída a Cátedra, unificada pelo Programa de Cooperação Internacional cuja ação ficará a cargo da Ricet – Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma, liderada pelo ISEC Lisboa e da qual fazem parte 12 instituições de ensino superior de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau.
Dentre as 12 entidades, cinco são gaúchas, entre elas a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced/UFRGS), como um dos membros fundadores da Ricet, através da participação e articulações das professoras Jaqueline Moll e Lica Barbosa, ambas aposentadas do Departamento de Estudos Especializados.
Durante sua fala, Jaqueline pontuou que “uma rede que pensa a cidade educadora é uma rede que pensa a Educação para a democracia, para a convivência com as nossas diferenças. Nós temos que aprender a conviver”. A professora concluiu conclamando: “sigamos juntos toda gente, imaginando e construindo possibilidades para as cidades que educam e transformam, garantindo o pertencimento de toda a gente, independente de condição social, racial, étnica, religiosa, de orientação sexual, desde a vida cotidiana concreta das cidades”.
O Programa de Cátedras UNITWIN/Unesco, criado em 1992, visa “contribuir para o fortalecimento da cooperação interuniversitária, com base na transferência de conhecimento entre universidades e na promoção da solidariedade acadêmica mundial”.
Conheça os principais objetivos da Cátedra
A promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS; A Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspectiva da consolidação de democracias; A criação de uma Rede de conhecimento que permita aos governos locais ter uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea; A cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.
A Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma é constituída pelos seguintes membros fundadores:
Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC Lisboa, Portugal
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil
Universidade Passo Fundo, UPF, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil
Universidade Federal da Bahia, UFAB, Brasil
Universidade Franciscano, UFN /Santa Maria, Brasil
Faced/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil
Instituto Politécnico Nova Esperança da Guiné Bissau
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
Centro Universitário Internacional, Uninter/ Curitiba/PR, Brasil
Fundação Anísio Teixeira, Brasil
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, Brasil
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Katia Marko