O temporal que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre na última terça-feira (15) causou a queda de árvore de grande porte sobre uma das residências da Casa Estudantil Universitária de Porto Alegre (CEUPA), localizada no bairro Cidade Baixa. De acordo com o presidente da CEUPA, Gutiélis de Vargas, a árvore apresenta riscos à estrutura e está obstruindo o acesso à cozinha e a um dos banheiros da casa.
No instante do ocorrido, A CEUPA acionou o Corpo de Bombeiros, que foi até o local e retirou apenas uma parte da árvore. Os moradores fizeram uma nova ocorrência, mas os bombeiros não voltaram. A Prefeitura Municipal também foi procurada e informou que teria o prazo de até dois dias para técnicos realizarem uma visita. Até o momento, tanto os bombeiros quanto a prefeitura não retornaram a visita.
“O que mais afeta são a passagem para a cozinha e o risco de queda da parte ainda em pé, o que fez que desocupássemos quatro quartos e inativássemos um banheiro, pois todos são parte da mesma construção onde a árvore está apoiada”, relata Gutiélis. No local, residem 14 estudantes.
A CEUPA é uma instituição destinada ao acolhimento de estudantes universitários e pré-universitários oriundos do interior do estado do Rio Grande do Sul, de outros estados brasileiros e do exterior. Existe há mais de 70 anos e atualmente conta com cerca de três residências, com um total de 60 moradores.
A redação do Brasil de Fato RS questionou a Prefeitura de Porto Alegre sobre quando será atendida a demanda. Não houve retorno até o fechamento desta matéria e o espaço segue aberto.
Abaixo a nota completa da CEUPA
Na madrugada do dia 15 de fevereiro, por volta da 1h da manhã, uma árvore caiu no pátio de uma casa de estudantes situada no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. No mesmo instante, moradores da casa acionaram o corpo de bombeiros relatando o caso. Após o registro, o corpo de bombeiros veio até o local e realizou a desobstrução da garagem do prédio vizinho, onde se encontrava parte do material vegetal.
Quanto ao tronco caído na instituição, por ser à noite, um dos bombeiros informou que deveria ser feita nova comunicação ao corpo de bombeiros na manhã seguinte, que dessa forma eles retornariam e realizariam o corte do tronco.
Como solicitado, no outro dia - dia 15 pela manhã -, retornamos o contato com o corpo de bombeiros para verificar a situação e pedir o corte do material. Na mesma manhã, entramos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal para conseguir um laudo técnico para remoção do restante da árvore, pois a mesma teria se rachado durante a queda e parte da planta segue em pé, colocando em risco a estrutura física da casa de estudantes, bem como a estrutura física de um prédio de seis andares ao lado, além da própria segurança dos moradores da CEUPA e dos vizinhos.
Diante do exposto, pedimos uma colaboração espontânea, visto que a instituição não possui recursos suficientes para a correta retirada do material e remoção do restante da árvore. Orçamentos atuais apresentam o valor médio de 10 mil reais para a retirada da árvore e a realização do laudo técnico.
Colabore por meio do Pix: 92.979.293.0001-19 (CNPJ da instituição).
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Marcelo Ferreira