O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL) presidiu na tarde de quinta-feira (9) a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, tornando-se o primeiro negro em mais de 50 anos a comandar os trabalhos da Casa. Matheus presidiu a sessão por ser membro da Mesa Diretora, ele é terceiro suplente de secretário.
O primeiro e até então único negro a presidir a Assembleia Legislativa gaúcha tinha sido o deputado Carlos Santos (1904 – 1989), que foi eleito para a presidência da Casa em 1967 e chegou a assumir o governo estadual em duas ocasiões.
O fato foi destacado pela Assembleia Legislativa nas redes sociais. “Gomes foi o 5º candidato mais votado em 2022, com 82.401 votos. E nesta quinta, como integrante da Mesa Diretora, presidiu a Sessão Plenária do parlamento gaúcho. O caminho foi aberto pelo deputado Carlos Santos (1904 – 1989), 1º homem negro a presidir a ALRS”.
Matheus também celebrou o fato em postagem em suas redes. “Depois de 50 anos, o povo negro gaúcho se viu novamente na cadeira da Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Uma conquista coletiva construída por sonhos e lutas de quem acredita num Estado onde o racismo não pode mais ser tradição. A Bancada Negra segue fazendo história. Estamos só começando”, escreveu.
Ao lado das deputadas Bruna Rodrigues (PCdoB) e Laura Sito (PT), as duas primeiras mulheres negras eleitas na história da Assembleia, ele compõe a chamada Bancada Negra da atual legislatura.
Edição: Sul 21