Um grupo de cerca de 20 atletas, entre nadadores e remadores de águas abertas, realizou o primeiro treino em 2023 do Projeto Nadando Pelos Cartões Postais. A atividade aconteceu no domingo (8), no Lago Guaíba, tendo os atletas se reunido na Praça José Comunal, no bairro Belém Novo, extremo-sul de Porto Alegre.
Segundo informa a assessoria do projeto, no percurso da praia em Belém Novo até a Ilha das Pedras, são percorridos por água cerca de 1,7 Km. O local, que tem rochas visíveis à distância, constitui um cenário de preservação da natureza. Informam ainda que, na região, as águas são pouco profundas, com cerca de 3 metros, sendo um local propício para o treino em águas abertas.
"Precisamos cuidar dos belos locais do Guaíba, que muitas pessoas nem sabem que existem. Natação é tudo de bom! Saúde, amizade, sol, esporte e diversão", afirmou Rubens Porto, incentivador do treino.
O projeto Nadando Pelos Cartões Postais tem como objetivo promover atividades esportivas e beneficentes divulgando as águas abertas no Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, chamar atenção para a necessidade de preservar as praias e as águas de cada localidade. Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site.
O grupo, que se reúne a quatro anos, tem em torno de 190 nadadores, e os encontros são combinados a partir de um grupo de WhatsApp. Inicialmente, a ideia era se divertir e manter em dia a saúde física e mental, e o apelo para a preservação ambiental passou a ser a bandeira do grupo.
Participaram do treino os nadadores e remadores Lia de Andrade, Matheus Centenaro, Marina Bordignon, Fernando Formiga, Fernando Kersting, Juliana Souza, Alexandra Stein, Mike Pariente, Júnior Araújo, Jeferson Luiz, Mariana Policarpo, Luis Pedroso, Douglas Noms, Helena Barros, Hilton Dias, Paulo Castro, Rubens Porto, Carlos Carboni, Luis Portinho e Francismar Siviero.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Katia Marko