A repórter estagiária do Brasil de Fato RS, Clara Aguiar, ficou em primeiro lugar no 9º Prêmio Adpergs de Jornalismo na categoria universitária. A premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (12), na Cubo Filmes, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.
Promovida pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs), a nona edição recebeu mais de 90 trabalhos inscritos nas categorias de áudio, vídeo, fotojornalismo e universitária, com participantes de vários lugares do país.
A matéria vencedora foi “Defensoria Pública do Estado do RS realiza mutirão para atender pessoas idosas em Porto Alegre”, que fez a cobertura de uma iniciativa realizada pela instituição na capital gaúcha, no dia 7 de outubro de 2022. Na data, com o intuito de garantir o direito à prioridade de atendimento, a atenção da Adpergs foi voltada exclusivamente para as pessoas idosas.
Estudante do curso de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Clara agradeceu, em seu discurso, à jornalista e editora-chefe do Brasil de Fato RS, Katia Marko, pela oportunidade de estagiar em um veículo que “admira”. "Viva a comunicação popular, viva o jornalismo e viva o Brasil de Fato”, saudou.
Durante o evento, o presidente da Adpergs, Mário Rheingantz, falou sobre a importância do profissional de imprensa para a democracia. “Esse prêmio de jornalismo diz muito sobre os jornalistas que fazem uma comunicação fundamental para a democracia, especialmente em períodos de pós-verdade, em períodos de fake news. Estamos falando da seriedade de um trabalho jornalístico de quem tem a vontade de comunicar a todas as pessoas aquilo que de fato está acontecendo, com seriedade, com respeito à fonte”, ressaltou.
Confira a premiação
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Marcelo Ferreira