O projeto "Arte Negra na Escola" é realizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS, em parceria com o Instituto de Artes. O evento de lançamento acontecerá nessa quinta-feira (1), no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333,em Porto Alegre).
O projeto consiste na elaboração de material pedagógico impresso e digital sobre arte negra no Rio Grande do Sul, para uso em escolas, na perspectiva de disponibilizar a educadores um recurso específico para o ensino de Artes.
Em sua terceira edição, tem por objetivo contribuir para o conhecimento da história do teatro negro no RS, promover a visibilidade de atores, atrizes e demais profissionais negros e negras da cena gaúcha e estimular práticas antirracistas em contextos educativos.
A programação é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição, que poderão ser feitas na hora da atividade ou previamente neste formulário. As oficinas pela manhã têm vagas limitadas.
Programação completa:
9h às 12h - OFICINAS
OFICINA 1 - Experimentação em Performance ESCORRE – Ministrante: Gabi Faryas, ator, performer, educador, graduando em Licenciatura em Teatro (UFRGS), integrante do Espiralar Encruza.
OFICINA 2 - Brincadeira da Peneira: Oralidade – Ministrante: Dedy Ricardo, atriz integrante do grupo Usina do Trabalho do Ator, professora da área de teatro do Colégio de Aplicação da UFRGS, doutoranda em Educação (UFRGS).
15h – Caminhos para enegrecer a cena – roda de conversa
Participantes: Diego Ferreira, Álvaro Rosa Costa, Sílvia Duarte, Camila Falcão, Kaya Rodrigues e Jessé Oliveira. Mediação: Celina Alcântara.
17h30 – ERER e práticas artístico-pedagógicas em Teatro
Participantes: Dedy Ricardo e Véra Neusa Lopes.
18h – Apresentação musical com Pâmela Amaro e lançamento do Caderno Arte Negra na Escola – Teatro
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Katia Marko