Rio Grande do Sul

Mobilização Social

Mutirão da Cidadania leva acesso a direitos para população do Bairro Marista, em Porto Alegre

Ação foi realizada em parceria da Defensoria Pública com o MAB e o MTD para atender demandas diversas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mutirão da Cidadania foi realizado em parceria com a Defensoria Pública para atender a população do bairro Maristas, em Porto Alegre - Reprodução

Foi realizado um Mutirão da Cidadania, neste sábado (21), para atender a população do Bairro Marista, em Porto Alegre. A ação foi promovida através de uma parceria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD).

O defensor público Rafael Pedro Magagnin ressaltou a parceria com os movimentos para atender a população do bairro, tratando sobre temas como direitos do consumidor e das famílias, mas principalmente sobre direitos habitacionais (moradia).

"É importante destacar que hoje é o primeiro dia que estivemos aqui, mas nós pretendemos dar continuidade aos atendimentos de forma consistente e frequente para que possamos dar atendimento às demandas que vão surgindo", relatou o defensor.

Entre os serviços ofertados, foram feitas matrículas das crianças em creches, cadastro para acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica, resolução de dívidas com o Serasa e bancos, regularização no CadUnico, regularização das casas e apartamentos junto à Caixa Econômica Federal e ao Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre, apoio para soluções de impasses judiciais, entre outros.

Ficou acertado entre os organizadores que a Defensoria Pública vai mobilizar o Ministério Público Federal para o impasse relacionado à cobrança indevida dos apartamentos para onde as famílias atingidas pela barragem da Lomba do Sabão, na região Leste da capital gaúcha, foram reassentados.

A ação é uma prática da Defensoria Pública junto às comunidades e foi pleiteada pelos movimentos. Para o MAB, esta ação ajuda a fortalecer a organização, já que no bairro Marista estão reassentadas as famílias atingidas pela barragem da Lomba do Sabão.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira