Em meio às celebrações do Dia da Consciência Negra, o coletivo Poetas Vivos lançou, neste domingo (20), o seu mais novo single, "Tem Preto no Sul", acompanhado de um videoclipe gravado na Praça Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre. Misturando elementos do funk e do afrobeat, a faixa enaltece a diversidade e a pluralidade de pretos do Rio Grande do Sul.
Os artistas DaNova, Dickel, Neega Mari e Felipe Deds são as vozes que compõem a canção. O instrumental foi feito pelo Jay-Gueto, beatmaker da Gueto Anonimato Records, e o roteiro escrito por Dickel e Felipe Deds. O clipe conta com a participação especial da vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB), eleita deputada estadual do RS nas eleições de 2022. A música inédita é a segunda parte do projeto "Toma Rajada!", single de nome homônimo lançado em 2019.
De acordo com os artistas, "Tem Preto no Sul" simboliza a luta "contra a tentativa de apagamento causado pelo racismo estrutural do estado". Temas como autoestima, saúde mental e afeto inspiram as produções do coletivo.
Sobre o Poetas Vivos
Criado em 2018 por jovens artistas negros de Porto Alegre, Poetas Vivos é uma iniciativa afrocentrada que fomenta a arte e a educação negra e periférica no estado do Rio Grande do Sul. O coletivo atua diretamente em escolas, universidades, espaços comunitários e públicos, desenvolvendo oficinas, palestras, batalhas de poesia e freestyle.
Ao longo dos quatro anos de existência, o coletivo vem contribuindo para a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que preveem o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em todo o âmbito escolar.
Em 2021, realizaram o projeto "Poetas Vivos - Formando Multiplicadores de Cidadania", uma capacitação voltada a educadores sociais, agentes culturais e professores de escolas da rede pública de ensino, viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo.
Confira o clipe de "Tem Preto no Sul"
Ficha Técnica do single "Tem Preto no Sul - TOMA RAJADA! 2"
Artista: Poetas Vivos
Vozes: Dickel, Neega Mari, DaNova e Felipe Deds
Letra: Dickel, Neega Mari, DaNova, Felipe Deds e Dj Ericão
Beat/Instrumental: Jay-Gueto
Gravadora: Gueto Anonimato Records
Produção Musical: Jay-Gueto (Gueto Anonimato Records)
Ficha Técnica do clipe "Tem Preto no Sul - TOMA RAJADA! 2"
Artista: Poetas Vivos
Filmagem/Edição: Granja Films
Roteiro: Felipe Deds e Dickel
Styling: Mariele Cruz
Produção Executiva: Inaê Monaco
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu
Distribuição de Streaming: Stayblack
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Marcelo Ferreira