Rio Grande do Sul

CULTURA NEGRA

Terno de Reis promove atividades nos dias 19 e 20 de novembro na Comunidade Quilombola de Casca

Como parte da programação do mês da Consciência Negra, iniciativa tem como objetivo salvaguardar a tradição quilombola

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com 2,3 mil hectares, a comunidade de Casca, em Mostardas (RS), é o primeiro quilombo a realizar a titulação Rio Grande do Sul - Foto: Clara Aguiar

Nos dias 19 e 20 de novembro, integrantes do projeto Terno de Reis ministrarão atividades artísticas na Associação Comunitária Dona Quitéria, localizada na Comunidade Quilombola de Casca, em Mostardas, na região litorânea do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo salvaguardar, resgatar e visibilizar manifestações populares e a história cultural da diáspora e formação quilombola.

Com 2,3 mil hectares, a comunidade de Casca é o primeiro quilombo a realizar a titulação no estado. O território pertenceu à Quitéria Pereira do Nascimento, proprietária que decidiu doar o terreno a escravizados em 1824. Segundo relatos de descendentes, Quitéria acolhia em sua casa pessoas em situação de escravidão. 

Programação 

Dia 19 - Atividade cultural no sábado letivo e Roda de conversa

9h - Apresentação das crianças (para escolas)

10h - Roda de conversa "História Cultural da Diáspora e Formação Quilombola" com Jorge Amaro, quilombola e doutor em políticas públicas e Claudia Mattos, residente quilombola e pós graduanda em História Afro-brasileira e Indígena (aberta ao público das escolas locais e comunidade)

Dia 20 - Atividade cultural para comunidade na Associação Comunitária Dona Quitéria

9h - Abertura

10h - Roda de Conversa com professor Iosvaldyr Carvalho

12h - Almoço

14h- Roda de Conversa sobre "Manifestações populares e quilombolas" com o professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior, quilombola, jornalista e antropólogo; Richard Serraria, músico-pesquisador e integrante do Alabê Ôni e Luciana Prass, pesquisadora e professora da UFRGS

15h30 - Apresentação Quicumbi de Teixeiras e integrantes do Alabê Ôni com Irto Miguel da Silva, dançante e percussionista; João Manoel da Silva, dançante e tamboreiro; Cristiano da Silva, dançante e coordenador; e Luís Faustino Lopes da Silva, coordenador do Grupo de Quicumbi; a atividade conta com a presença dos integrantes do Alabê Ôni: Richard Serraria e Tuti Rodrigues.

16h30 - Apresentação do Terno de Reis e demais atrações. 

* Com informações da assessoria de imprensa


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira