A Feira do Livro de Porto Alegre está em seus últimos dias. Confere alguns destaques que separamos. Também tem programação gratuita no Festival de Séries de Novo Hamburgo e cinema com os povos originários do Campus Antropoceno.
Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.
Destaques da Feira do Livro no final de semana
A 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre vai até a próxima terça-feira (15) . As atividades acontecem no Centro Histórico de Porto Alegre, principalmente no entorno da Praça da Alfândega. Programação completa da Feira aqui.
Confere alguns eventos gratuitos para curtir:
Sexta-feira (11):
15h45 - Painel e lançamento do livro "Para entender a Rússia Primitiva", na Sala Noé (Espaço Força e Luz), com a presença do autor Paulo Rezende e do jornalista Marco Weissheimer. A sessão de autógrafos ocorre às 17h na Praça da Alfândega.
16h - Ciclo Inclusivo: Roda de conversa sobre a situação dos Conselhos Municipais em Porto Alegre. No Estação da Acessibilidade.
17h - Oficina aberta: "Como divulgar seu livro", com Vitor Diel e Giovani Urio, na sala O Retrato. Estratégias de comunicação e marketing para escritores e pequenas editoras. Os editores do site Literatura RS apresentam os atalhos e compartilham experiências eficientes na divulgação de livros, escritores e editoras em jornais, revistas, TVs, rádios e sites.
17h30 - "Geração 80/90: Quem está fazendo a novíssima literatura brasileira", com Marcela Dantés, Mariana Salomão Carrara, Tonio Caetano, Vanessa Passos e Paulo Roberto Farias, no Auditório Barbosa Lessa (Espaço Força e Luz - Rua dos Andradas, 1223).
18h - Sessão de autógrafos do livro "Mulheres esquecidas", com a autora Rosane Pereira, na Praça Central da Feira.
Sábado (12):
9h às 17h - 11º Seminário Internacional de Bibliotecas, no Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212). Programação completa aqui. Inscrições gratuitas aqui.
9h às 15h30 - Mostra de HQs de Márcio Rampi, no Espaço Jovem Petrobras. Quadrinista e ilustrador, Rampi é autor das histórias em quadrinhos "Lester", "Makau", "Diz que duvida!" e "Abutres no fim do mundo". Participou das coletâneas "Visualizando Citações" e "Fronteira livre". Também criou os projetos de "Turminha do Verde" e "Aguapowers", e "Time do Futuro" e "Sophia". Participou em diversos eventos da área cultural, como Comic Con RS e Mutação na Feira.
14h - Teatro de bonecos "Lampião e Maria Bonita", com Grupo Mosaico Cultural, no Teatro Carlos Urbim. Uma história de amor à prova do tempo. O espetáculo comemora os dez anos do Grupo Mosaico Cultural. Inspirado na xilogravura, no mamulengo e nas brincadeiras do imaginário nordestino, a narrativa mostra um recorte da história do cangaço.
16h às 18h - Oficina de rádio com Luiz Inácio de Oliveira no Espaço Jovem Petrobras. Luiz Inácio de Oliveira (Lula) é músico, arranjador e produtor audiovisual. Inscreveu, em edital da Lei Aldir Blanc, em Cachoeirinha, um projeto denominado Jovem Locutor para ministrar oficinas em que oferece a seus alunos ferramentas para que desenvolvam seus próprios programas comunitários. Agendamento escolar: [email protected].
16h30 - Debate "Arquitetura barroco-colonial na então capital do Rio Grande de São Pedro", na Sala Noé (Espaço Força e Luz). Após, às 18h, sessão de autógrafos na Praça da Alfândega com Mariza López, autora de “Viamão – arquitetura barroco-colonial”.
Domingo (13):
9h às 13h30 - Encontro do Coletivo Desenhando Juntos, no Espaço Jovem Petrobras. Público: artistas visuais profissionais ou amadores, estudantes de Arte e outros interessados. Obs: Cada participante deve levar seu material de desenho.
14h - "Criatividade em movimento – Conheça o mundo da animação", com a HypeAnimation, no Espaço Jovem Petrobras.
18h - "SLAM e o RAP na Feira do Livro – poesia, música e cultura da periferia", com Marck B, Raffa Rafuagi,Marina Minhote, Nati Gaspa e Daniel Dkg, no Teatro Carlos Urbim. "SLAM, a batida da competição de poesia falada, que traz questões da atualidade no ritmo melódico do Rap! Falas políticas e sociais da periferia! Resistência em forma de arte.
Terça-feira (15):
15h30 - Bate-papo "Escrever para adolescentes: como sobreviver à depressão no momento mais difícil da vida?", com Elenilton Neukamp e estudantes do Club do Gibi, na Sala Noé (Espaço Força e Luz). Em seguida, às 17h ocorre a sessão de autógrafos do livro "A Felicidade é um quase nada", na Praça Central.
16h - Painel “Dias de destruir, de construir - uma experiência de extensão universitária”, com o autor Bruno Mello e com o integrante do MTST Fernando Campos Costa, na Sala Noé (Espaço Força e Luz). Em seguida, às 18h, ocorre a sessão de autógrafos na Praça Central.
Pâmela Amaro apresenta "Samba às Avessas" no Mistura Fina
Pâmela Amaro apresenta seu álbum de estreia, "Samba às Avessas", na programação do projeto Mistura Fina, nesta quinta-feira (10), às 18h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. A entrada é franca.
A cantora e compositora gaúcha e multi-instrumentista estará acompanhada de Max Garcia (violão 7) e Tutti Rodrigues (percussão). A produção e a realização são da Primeira Fila Produções em correalização com o Theatro São Pedro. "Samba às Avessas" é o primeiro álbum autoral da cantora, compositora e atriz porto-alegrense Pâmela Amaro.
Escola da OSPA promove noite de música no Goethe-Institut
O Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112) recebe na noite de quinta-feira (10) os alunos da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). O recital gratuito e aberto ao público começa às 19h. No repertório, estão peças de grandes compositores da música de concerto executadas por alunos de contrabaixo, flauta, viola, trombone e trompete.
Programação do CineBancários
O CineBancários apresenta três filmes entre os dias 10 até 16 de novembro.
15h: Carvão
17h: A Mãe
19h: Paloma
Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12 na bilheteria do cinema. Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados à CUT/RS e PcD pagam R$ 6.
O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.
I Festival de Séries de Novo Hamburgo divulga programação
O I Festival de Séries de Novo Hamburgo é um evento inédito, produzido pela Fantaspoa Produções em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo.
Além das sessões dos 38 projetos participantes e rodadas de negócios com os produtores presentes, o festival trará diversas atrações gratuitas. Confira aqui a programação completa.
Entre as atividades confirmadas estão oito cursos ministrados por importantes nomes do mercado audiovisual, sessão musicada, exibições abertas e gratuitas dos pilotos selecionados, com debates com os realizadores, e duas grandes festas, de abertura e de encerramento.
Festival de Cinema Italiano na Cinemateca Paulo Amorim
A Sala Eduardo Hirtz, na Casa de Cultura Mario Quintana, apresenta o Festival de Cinema Italiano. Com entrada gratuita, a programação vai até o dia 13 de novembro, nas sessões das 17h e 19h.
A programação, apresentada pela Embaixada da Itália vai reunir cerca de 40 títulos (entre clássicos e inéditos) em várias cidades brasileiras. Em Porto Alegre, serão exibidos longas inéditos da produção recente do país, em sessões gratuitas.
A salas da Cinemateca ficam no andar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro de Porto Alegre). Programação completa aqui.
Cinemateca Capitólio apresenta produções indígenas
A Mostra Campus Antropoceno Brasil está em veiculação na Cinemateca Capitólio até o dia 16 de novembro. A programação completa da Mostra está disponível aqui. A entrada é gratuita.
Destaque para filmes com temática dos povos originários, como a exibição conjunta de "Quando o Meu Mundo era Mais Mundo" e "Urihi Haromatimapë – Curadores da terra-floresta", na sexta-feira (11), às 19h.
Ainda, no sábado (12), às 17h, mais duas produções: "Tava, a Casa de Pedra" e "Opy’i Regua".
O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h.
Angelo Primon em trio se apresenta no Ecarta Musical
O projeto Ecarta Musical realiza uma edição especial na próxima terça-feira (16), 19h30, apresentando Angelo Primon em trio. No formato “Power Trio” – violas, bateria e contrabaixo – o músico apresenta suas composições repaginadas e adaptadas para esta inédita formação acompanhado do baterista Luke Faro e do contrabaixista Bruno Vargas.
A Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre. A entrada é franca. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube da Fundação Ecarta.
AfroEntes é destaque na programação do Sarau no Solar Especial
A banda AfroEntes será atração do Sarau no Solar Especial Solidário, que ocorre no próximo dia 16 de novembro, no Theatro São Pedro, às 19h. O evento é alusivo ao Dia da Consciência Negra e é uma realização da Assembleia Legislativa gaúcha. A entrada é franca. Será transmitido ao vivo pelo YouTube da ALRS.
O projeto musical apresentado para o Sarau no Solar é composto pelo repertório autoral do grupo, acrescido de novos arranjos. Desde outubro de 2021, o grupo vem inserindo novos temas no repertório, que virá a compor o novo trabalho intitulado TRÊS.
Com temas dançantes, reflexivos, afirmativos e um repertório composto, basicamente, por canções autorais, o AfroEntes mescla a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea. É formado por Nina Fola (voz e percussão), Nilson Tòkunbò (baixo, cavaquinho, vocais) e Eduardo Pacheco (percussão).
Domingo para curtir Coro Júlio Kunz no Espaço Cultural Antiga Matriz
O Coro Júlio Kunz se apresenta no Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, em momento especial da exposição fotográfica "No Ano da Peste", neste domingo (13), às 17h. A atividade tem entrada franca.
Sob regência de Volmir Jung e com preparação vocal de Regina Schaumlöffel, o Coro Júlio Kunz homenageia as artistas expositoras Dora e Lise Lampert e o público visitante.
O Coro Júlio Kunz, com sede junto à Sociedade Aliança de Novo Hamburgo, mantém atividades ininterruptas desde sua fundação em 1888. Em maio de 2022 o grupo completou 134 anos.
A exposição fotográfica "No Ano da Peste", das irmãs Dora e Lise Lampert, é um projeto desenvolvido durante o confinamento da pandemia. Composto por diversas releituras de obras de arte clássicas e artistas, a exposição segue no Espaço Cultural Antiga Matriz até dia 25 de dezembro de 2022.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Marcelo Ferreira