Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Ato suprapartidário em apoio à candidatura Lula/Alckmin reuniu militância na Capital e Erechim

Evento foi realizado nessa quinta (13), no auditório da Fetrafi/RS. Erechim também se mobilizou em defesa da democracia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Lideranças partidárias de diversas siglas estiveram presentes no ato suprapartidário em apoio à candidatura Lula/Alckmin em Porto Alegre - Foto: Leandro Molina

Centenas de pessoas participaram de um ato suprapartidário de apoio à candidatura presidencial de Lula (PT) e Alckmin (PSB), na noite desta quinta-feira (13), no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi/RS), no centro de Porto Alegre.

A atividade reuniu diversas lideranças e militantes de movimentos sociais, populares e partidos do campo progressista do RS. Além disso, buscou mobilizar a militância para a reta final da campanha.

Além de parlamentares eleitos, representantes de partidos políticos estiveram presentes para afirmar o apoio à Lula no segundo turno. Foi o caso da parlamentar Juliana Brizola (PDT), que anunciou, em nome da direção nacional do seu partido, o apoio à Lula "em nome da democracia e da tolerância".

Também esteve presente o professor Antônio Hohlfeldt, representando o segmento cultural do PMDB, anunciando apoio. Da mesma forma, o candidato a governador pelo PSB no primeiro turno, Vicente Bogo, garantiu apoio.

Além destes, esteve coordenando as atividades o presidente estadual do PT, deputado Paulo Pimenta. Também fizeram falas o candidato a governador Edegar Pretto (PT), seu vice Pedro Ruas (PSOL) e Olívio Dutra (PT), que concorreu ao Senado.


Além dos partidos da Coligação Brasil da Esperança, ato reuniu lideranças do PSB, Solidariedade, PROS, Avante, Agir e PDT / Foto: Leandro Molina

Caminhada “RS com Lula pela Democracia e Contra a Fome” acontece no sábado (15)

Nesse sábado (15), será realizada a caminhada “RS com Lula pela Democracia e Contra a Fome”. A concentração inicia às 15h, no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre.

Além dos partidos da Coligação Brasil da Esperança, que é formada pelas federações FE BRASIL (PT/PV/PC do B) e PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, PROS, Avante e o Agir, também o PDT do Rio Grande do Sul participa das manifestações em Porto Alegre. O partido aderiu à campanha de Lula Presidente neste segundo turno das eleições.

Erechim também realizou ato suprapartidário

Na noite desta quinta-feira (13), também foi realizado Ato Pluripartidário em Defesa da Democracia em Erechim. Representantes de sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos, cooperativas, instituições públicas de ensino e sociedade civil estiveram presentes, oriundos de diversos municípios do Alto Uruguai gaúcho, firmando o compromisso pela construção de uma frente ampla democrática regional.

 

Tatiane Paulino, da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, afirmou a necessidade de retomada do símbolo nacional da bandeira do Brasil, na luta por um país soberano e a serviço do povo, ganhando as ruas, conversando com o povo, apresentando as propostas de Lula para a reconstrução do Brasil. Paulino alerta que o que está em jogo nas eleições é a defesa da democracia, enquanto a garantia de condições de vida melhores para a classe trabalhadora, em oposição as ameaças autoritárias de ditadura, de avanço da violência, violação de direitos.

“Este ato é a concretização de uma necessidade urgente que está posta, de fortalecimento das frentes democráticas em enfrentamento a violência, ao autoritarismo, ao retrocesso. É preciso somar forças nas agendas regionais neste período de campanha eleitoral dos próximos 15 dias, entendendo que não há outra alternativa a não ser eleger Lula”, disse Paulino. Encaminhou-se, com o ato, a realização do trabalho coletivo pactuado pelos integrantes da frente ampla, a fim de garantir que a democracia prevaleça no Brasil e no Rio Grande do Sul.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko