A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) lançaram notas criticando o que chamaram de "censura privada" do Facebook à pagina do Brasil de Fato RS.
Conforme publicado aqui neste site, a página do Brasil de Fato RS no Facebook está "despublicada" há mais de um mês. Além da página estar invisibilizada, com a afirmativa de que teríamos descumprido as políticas da plataforma, não foi dada nenhuma justificativa concreta, nenhum ato ou postagem que pudesse ser enquadrado em uma transgressão de política da comunidade.
Clique aqui acessar a nota da Federação Nacional dos Jornalistas.
Clique aqui acessar a nota da Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS.
Nesse sentido, a Fenaj e o Sindjors se manifestaram prestando solidariedade ao Brasil de Fato RS, pedindo uma solução a "mais este ataque aos veículos independentes de comunicação".
"A Fenaj reafirma o papel imprescindível do jornalismo e dos jornalistas no combate à desinformação, à difusão de informações falsas e fraudulentas e à disseminação dos discursos de ódio", afirmou a federação.
Por sua vez, o sindicato gaúcho pediu que a empresa Meta (dona do Facebook) suspenda "o ato de censura, habilitando novamente a página para o acesso público".
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Marcelo Ferreira