O público que acompanha o trabalho do Brasil de Fato RS pode ter notado que a nossa página no Facebook está "fora do ar" há mais de 30 dias.
Junto do site e Instagram, o Facebook vinha sendo parte importante da circulação do nosso conteúdo, produzido desde 2018 com seriedade, ética e compromisso com nossos leitores.
Porém, no dia 1 de setembro de 2022, nossa página foi "despublicada", com a afirmativa de que teríamos descumprido as políticas da plataforma.
Não nos foi dada nenhuma justificativa concreta, nenhum ato ou postagem que pudesse ser enquadrado em uma transgressão de política da comunidade.
A única mensagem foi (em tradução livre): "Seu perfil não está mais visível. Isso acontece pois o Brasil de Fato RS vai contra nossos Padrões de Comunidade. Nossos padrões são aplicados globalmente e são baseados em nossa comunidade".
Ao conferir a mensagem, nos foi dada somente as opções de contestar ou aceitar a penalidade. Solicitamos, de imediato, a revisão. Não foi dito qual seria o motivo da aplicação da pena, muito menos aberto espaço para argumentação.
Desde então, até a publicação desta nota, nossa página segue da mesma forma, invisível ao público. Não recebemos nenhum tipo de justificativa, a única mensagem que nos é oferecida é que "alguém vai analisar esta Página novamente".
No momento em que a página foi invisibilizada pela plataforma, tínhamos um público com mais de 4,6 mil curtidas e 5,7 mil seguidores, que recebiam, diariamente, dezenas de notícias sobre o RS, o Brasil e o mundo.
Sem a revisão da punição e o retorno da nossa página, ficamos sem uma "perna" do nosso trabalho. Somos um veículo independente, cada canal que temos para dar vazão ao nosso conteúdo conta.
Precisamos de uma resposta do Facebook e contamos com a ajuda do nosso público para compartilhar esse fato.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Marcelo Ferreira