Rio Grande do Sul

Memória e Justiça

Live relembra trajetória do médico João Carlos Haas na Guerrilha do Araguaia

Na sexta-feira (30), às 20h, Sônia Haas promove live para marcar os 50 anos do desaparecimento de seu irmão no Araguaia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Sônia Haas guarda fotos do irmão que foi desaparecido ha 50 anos - Arquivo pessoal

A publicitária Sônia Haas promove sexta-feira (30) uma live para lembrar a memória de seu irmão o médico João Carlos Haas, desaparecido nas matas do Araguaia há 50 anos.

"No dia 30 de setembro, às 20 horas, vamos realizar uma live para marcar os 50 anos do desaparecimento de João Carlos e destacar a importância que aquele movimento revolucionário, conhecido como ‘Guerrilha do Araguaia’, tem na recente história política do Brasil”, afirmou ela. “Nós, familiares de desaparecidos, não esquecemos e vivemos esta ausência sem respostas, numa angústia sem fim.”

Conforme Sônia, por mais que sejam desmantelados os órgãos e as iniciativas ligadas à justiça e direitos humanos neste governo, numa clara tentativa de apagar a memória, “nunca vamos nos calar. Pediremos sempre verdade, justiça e memória!”.

Na ocasião será lançada a pré-venda da "História em Quadrinhos Dr. Araguaia”, de Diego Moreira e Gabriel Kolbe, pela editora Alameda, que conta a trajetória de João Carlos Haas.

Participarão da live convidados especiais, como a Dra. Eurema Gallo de Moraes, psicanalista da Clínica do Testemunho e Ação, do RS; Dr. Geraldo Guedes, da ABMMD – MG, membro da CEE – Coordenação Executiva Estadual; Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo, da UFNT.

A live será transmitida às 20 horas, no Canal do Youtube de Sônia Maria Haas e pela TV Grabois. Conta com o apoio do PCdoB de São Leopoldo, da Fundação Maurício Grabois - RS, da Editora Alameda e da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia.

A venda da HQ será através do site da Editora Alameda.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko