Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Candidatos ao governo do RS se encontrarão em debate da RBS na última semana de campanha

Debate acontece nesta terça-feira (27); Rádio Guaíba também promoveu confronto de ideias entre os postulantes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nova pesquisa IPEC para o Rio Grande do Sul deve sair na noite desta segunda-feira (26) - Foto: Rafael Stédile/Divulgação

As últimas semanas da campanha eleitoral das eleições de 2022 reservaram dois grandes debates entre os candidatos ao governo do estado do RS.

Na quarta-feira (21), foi a vez do debate promovido em parceria pelo jornal Correio do Povo, Rádio Guaíba e Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Participaram do confronto de ideias os candidatos (por ordem alfabética): Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luís Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC) Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT).

 

Nesta semana que marca a reta final da campanha, um último debate deverá ocorrer, desta vez promovido pelo grupo RBS. O encontro que acontece nesta terça-feira (27) com a presença dos candidatos (na ordem em que foram apresentados pela emissora): Eduardo Leite (PSDB), Onyx Lorenzoni (PL), Edegar Pretto (PT), Luís Carlos Heinze (PP), Vieira da Cunha (PDT), Roberto Argenta (PSC), Ricardo Jobim (Novo) e Vicente Bogo (PSB).

Pesquisa IPEC para o governo do estado sai antes do debate

O instituto IPEC deve divulgar, na noite desta segunda-feira (26), a pesquisa eleitoral de abrangência estadual no Rio Grande do Sul. Estes resultados deveriam ter sido divulgados na sexta-feira (23), porém, devido a um erro em relação aos critérios que o instituto adota, foi decidido pelo adiamento.

Antes do IPEC, duas pesquisas apontaram cenários contrastantes: levantamento divulgado em 23 de setembro pelo Real Time Big Data indica favoritismo de Leite (PSDB), com 36% das intenções de voto. Na sequência, Lorenzoni (PL) aparece com 27%, seguido de Edegar Pretto (PT), com 12%.

Outra pesquisa, encomendada pelo Centro Popular de Mídias/Brasil de Fato RS, divulgada em 22 de setembro, indica que Onyx Lorenzoni (PL), Eduardo Leite (PSDB) e Edegar Pretto (PT) estão na disputa por duas vagas no segundo turno: Onyx apareceu na liderança com 29,5% das intenções de voto, seguido por Leite com 27,3% e Pretto com 21,6%. Onyx e Leite estão em empate técnico. Brancos e nulos somam 3,6% e os indecisos são 5,8%. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto.

Candidatos ao Piratini receberam reivindicações da FEAPAES/RS

A Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (FEAPAES/RS) está realizando uma série de encontros com alguns dos candidatos ao Senado e governo do estado. As visitas ocorrem na sede da federação, em Porto Alegre.

A Federação já recebeu Roberto Argenta (PSC) e Vieira Cunha (PDT). Candidato a reeleição, Eduardo Leite (PSDB) esteve na sede na quinta-feira (22). Da mesma forma, Edegar Pretto (PT) e Olívio Dutra (PT) realizaram seus encontros na sexta-feira (23). A federação informa ainda que está viabilizando a visita de Onyx Lorenzoni (PL).

Famurs promoveu debate sobre educação

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) promoveu um debate sobre educação pública, na quinta-feira (22). O encontro foi realizado durante o lançamento de uma iniciativa de formação continuada para docentes municipais, no formato de pós-graduação e de extensão universitária em "Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo na Educação".

Participaram cinco dos dez candidatos ao governo do RS, cada um com 10 minutos de fala, nesta ordem: Ricardo Jobim (Novo); Vicente Bogo (PSB); Professora Regina (PDT), vice do candidato Vieira da Cunha; Nivea Rosa (PSC), vice do candidato Roberto Argenta; e Eduardo Leite (PSDB).

 

Agenda dos favoritos ao Piratini

Antes do final de semana, Eduardo Leite (PSDB) realizou agendas na Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. Também esteve em Bom Princípio, onde participou da Festa Nacional do Moranguinho. Além disso, participou das atividades promovidas pela FEAPAES/RS e FAMURS.

Onyx Lorenzoni (PL) esteve em Santa Maria, para participar de evento organizado pelo Núcleo Santa Maria/RS do Movimento Brasil Conservador. Também esteve em Guaíba, Rosário do Sul, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Viamão e Santa Cruz do Sul. Iniciou a semana concedendo entrevista no programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.

Por sua vez, Edegar Pretto (PT), junto de outros candidatos da coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede) esteve em uma quadra de futebol na Vila Barracão, no bairro Cruzeiro do Sul, para uma partida de futebol neste domingo (25). Os times foram formados por integrantes da comunidade, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Levante Popular da Juventude e candidatas e candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. Além disso, o candidato recebeu demandas de representações da comunidade surda do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (26). 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira