Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Candidatos ao governo do RS debateram no SBT, faltando duas semanas para o primeiro turno

Confira a mais recente pesquisa de intenção de voto e os roteiros de campanha dos principais postulantes ao Piratini

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Debate no SBT reuniu os oito candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto do RS - Reprodução

A reta final da campanha para as eleições de 2022 começou. Faltando menos de duas semanas para o primeiro turno de votação, os candidatos ao governo do estado do RS puderam confrontar ideias em um debate promovido pelo SBT.

O evento contou com a presença de oito candidatos que disputam a chefia do Executivo gaúcho. Na ordem em que foram apresentados, participaram Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luís Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT).

 

Pesquisa IPEC para o RS confirma cenário de estabilidade

O instituto de pesquisas Ipec divulgou os resultados de mais uma pesquisa de intenção de voto dos eleitores gaúchos, para governador e senador, nesta sexta-feira (16). Na disputa para o governo do RS, o cenário é de estabilidade: Eduardo Leite (PSDB) tem 38% de intenções de voto, seguido por Onyx Lorenzoni (PL), com 26%, e Edegar Pretto (PT), 10%.

Na disputa ao Senado, figuram dois candidatos tecnicamente empatados na margem de erro: Olívio Dutra (PT) obteve 28% das intenções de voto, seguido por Ana Amélia Lemos (PSD) com 25%. Hamilton Mourão (Republicanos) teve 19% de intenções.

A referida pesquisa do Ipec também realizou uma simulação de um eventual 2º turno, com a disputa entre os candidatos que figuram como favoritos desde o início das amostragens. A pesquisa apontou uma eventual vitória do candidato Eduardo Leite (PSDB), com 49%, contra Onyx Lorenzoni (PL), que aparece com 35%.

A pesquisa foi contratada pelo grupo RBS e ouviu 1200 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro, em 65 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00161/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS-04310/2022.

Agenda dos favoritos ao Piratini

Primeiro lugar nas pesquisas, Eduardo Leite (PSDB) começou o roteiro de final de semana, na sexta-feira (16), com agendas em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Além do debate no SBT, já no domingo iniciou agendas no Litoral Norte, região de origem de seu candidato à vice, Gabriel Souza (MDB). As atividades no Litoral aguardam a presença da candidata ao Senado, Ana Amélia Lemos (PSD).

Já o candidato Onyx Lorenzoni (PL) participou do “Encontro dos Candidatos”, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS. Além deste encontro, esteve em diversas cidades da Região Metropolitana, Litoral, Serra e Fronteira: Alvorada, Ivoti, Novo Hamburgo, Tramandaí, Xangri-lá, Eldorado do Sul, Alegrete, Passo Fundo, Soledade, Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Vacaria.

Edegar Pretto (PT), por sua vez, participou de comício de campanha, junto do candidato à presidente, Lula (PT), no Centro de Porto Alegre, na sexta-feira (16). Além disso, esteve junto de seu candidato a vice, Pedro Ruas (PSOL), nas cidades de Cruz Alta e Ijuí, no sábado (17). Já no domingo (18), esteve em Caxias do Sul, onde visitou a Feira Maesa Cultural. No mesmo dia, esteve ainda em Rio Grande, na região Sul.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko