Rio Grande do Sul

Dia da Independência

Porto Alegre tem manifestação a favor do presidente no 7 de setembro

Capital também foi marcada por desfile militar com cerca de 4,4 mil integrantes na Orla do Guaíba

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Manifestantes favoráveis ao presente Bolsonaro (PL) se concentraram nas ruas do entorno do Parque Moinhos de Vento, neste 7 de setembro - Reprodução: Twitter

A cidade de Porto Alegre teve um grande desfile militar no 7 de setembro, dia de comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. O desfile retorna às ruas da capital gaúcha, após interrupção devido à pandemia. O local também mudou: ao invés da avenida João Pessoa, o local escolhido pelos militares foi a Orla do Guaíba.

Além do desfile, uma concentração de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi realizada no Parque Moinhos de Vento (Parcão), na Avenida Goethe, a partir das 14h. Segundo noticiou a imprensa, a mobilização foi capitaneada pelo movimento "Todos pela Liberdade".

Desfile teve cerca de 5 mil participantes

Segundo o Comando Militar do Sul, cerca de 4,4 mil integrantes se apresentaram no desfile militar, que começou em torno das 9h com uma salva de 19 tiros de canhão, posicionados no parque Marinha do Brasil. O governador do estado, Ranolfo Vieira Júnior, o general Alcides Valeriano de Faria Junior, Comandante Geral do Desfile, e o general de Exército Fernando José Sant'Ana Soares e Silva, Comandante Militar do Sul, estiveram presentes vistoriando o desfile.

Além do desfile, em torno das 10h, uma série de embarcações não militares iniciaram movimento em direção a Usina do Gasômetro, entre lanchas e pequenos barcos. O desfile teve a demonstração de salto de oito paraquedistas da Brigada de Infantaria do Exército, que vieram do Rio de Janeiro. Segundo o Comando Militar do Sul, foi a primeira vez que tal exibição aconteceu durante os desfiles da Independência no RS. O desfile em Porto Alegre terminou por volta de 12h.

Apoiadores do presidente se concentraram no Parcão

Movimentos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) fizeram outra manifestação no Parque Moinhos de Vento (Parcão), a partir das 14h. Segundo Paula Cassol, integrante do movimento Livre Iniciativa RS, um dos organizadores do evento, a mobilização é uma reunião dos "gaúchos que defendem a liberdade".

Camisas da Seleção Brasileira de Futebol, roupas com as cores nacionais e bandeiras do Brasil foram as vestimentas de praticamente todos os presentes. Apesar de lotarem quase completamente o Parque e a Avenida adjacente, a Brigada Militar não divulgou uma estimativa do número de manifestantes presentes no local.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko