Rio Grande do Sul

Eleições 2022

Agenda dos candidatos ao governo do estado incluiu debate promovido pela RDC TV

Emissora também promoveu debate de postulantes ao Senado; pesquisa aponta empate técnico entre Leite (PSDB) e Onyx (PL)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Debate entre candidatos ao Piratini contou com a presença de seis deles - Reprodução

A agenda dos candidatos ao governo do estado do RS contou com mais um debate. Desta vez, promovido pela RDC TV, na quinta-feira (1), foi transmitido diretamente do auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Compareceram ao debate, na ordem em que foram apresentados pela RDC, os candidatos Edegar Pretto (PT), Luis Carlos Heinze (PP), Rejane de Oliveira (PSTU), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). A emissora informou que o candidato Roberto Argenta (PSC) não pôde comparecer por motivos de saúde.

 

Pesquisa Real Time Big Data apresenta resultados diferentes da IPEC

Conforme divulgou o Sul21, a recente pesquisa da Real Time Big Data para o executivo gaúcho apontou um empate técnico: o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) aparece com 31% das intenções de voto, seguido dentro da margem de erro por Onyx Lorenzoni (PL), que aparece com 26% das intenções. O empate técnico acontece pois a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na sequência dos dois favoritos aparece Edegar Pretto (PT), com 12%. Logo atrás, aparecem Heinze (PP), com 5%, Vieira da Cunha (PDT) e Argenta (PSC), ambos com 2%, e Ricardo Jobim (Novo), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% e os indecisos, 15%. O candidato com maior rejeição é o ex-ministro Onyx, com 34%. Os outros dois mais rejeitados são Leite, 27%, e Pretto, 25%.

Entre os postulantes para a única vaga no Senado, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) lidera com 28%, seguido por Olívio Dutra (PT), com 25%. Na sequência, aparece Ana Amélia Lemos (PSD), com 20%.

O Sul21 recorda ainda que os resultados apresentados pela Real Time Big Data contrastam com a pesquisa apresentada recentemente pelo IPEC, com relação à disputa pelo Senado: na pesquisa Ipec, Olívio liderava com 28%, seguido por Ana Amélia, com 25%, e Mourão, com 16%.

Já nos dados para o executivo, o prognóstico se assemelha: Leite liderava a Ipec com 38%, seguido por Onyx, com 24%, e Edegar aparecia com 9%.

A Real Time Big Data ouviu 1,2 mil eleitores no Rio Grande do Sul entre os dias 2 e 3 de setembro. O levantamento está registrado no TSE sob o número RS-08354/2022.

Agenda dos favoritos ao Piratini

Primeiro lugar nas pesquisas, Eduardo Leite (PSDB) esteve em Lajeado, na quinta-feira (1), em evento promovido na Universidade do Vale do Taquari (Univates), para falar sobre o desenvolvimento dos vales do Rio Taquari e Rio Pardo. Na sexta-feira (2), esteve na Expointer, onde se encontrou com a candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB). Finalizou as agendas do final de semana em Guaíba, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Por sua vez, o candidato Onyx Lorenzoni (PL) esteve envolvido em atividades com personagens da política nacional. Na sexta-feira (2), esteve na Expointer acompanhando o presidente Jair Bolsonaro (PL). No sábado (3), esteve presente no evento "Mulheres pela vida e pela família", realizado em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana. O evento contou com a participação do presidente e da primeira dama Michelle Bolsonaro. Também participou a candidata à vice-governadora na chapa junto de Onyx, Cláudia Jardim (PL). Fizeram falas no evento Heloisa Bolsonaro, esposa do deputado federal Eduardo Bolsonaro, e a ex-ministra Damares Alves.

O candidato Edegar Pretto (PT) realizou um roteiro que passou pelas cidades de Montenegro, Gravataí, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí, Portão e Porto Alegre, nos bairros da Lomba do Pinheiro e Restinga. No final de semana, a tarde do sábado (3) foi dedicada a uma caminhada com militantes no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em  Caxias do Sul, cidade com o segundo maior eleitorado do estado. Pretto estava acompanhado de seu candidato a vice-governador, Pedro Ruas (PSOL), e do candidato ao Senado Olívio Dutra (PT).

 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira