As grandes plataformas digitais têm enfrentado o fenômeno da desinformação? De que forma? Essas são as perguntas centrais da pesquisa “Fake news: como as plataformas enfrentam a desinformação”, elaborada pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, e agora disponível para download gratuito.
A pesquisa foi realizada pelos jornalistas, integrantes do Intervozes, Helena Martins, Bia Barbosa e Jonas Valente. A obra analisa as medidas adotadas pelo Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube e Twitter no combate à desinformação, especificamente desde 2018. Segundo o Intervozes, este período corresponde à quando o fenômeno das fake news passou a ser considerado um problema em âmbito mundial, estabelecendo o foco da pesquisa até meados de 2020.
Dessa forma, o período da publicação alcança as ações justificadas pelo contexto da pandemia de Covid-19 e o início da campanha eleitoral nos municípios brasileiros. Para descrição e análise das medidas, foram definidas quatro categorias, começando pela abordagem do fenômeno; passando pelo tópico da "Moderação de conteúdo"; também é analisada a "Promoção de informações e transparência"; concluindo com um capítulo dedica a "Medidas correlatas".
O livro foi publicado em 2021 pela Editora Multifoco e agora, em 2022, está disponível para download gratuito na íntegra.
Sobre o Intervozes
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Edição: Katia Marko