A Agenda Cultural desta semana apresenta uma programação voltada para a Capital, mas queremos expandir! Queremos mostrar atividades da região Metropolitana e do Interior. Quer aparecer aqui na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Damos preferência para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.
Nelson Coelho de Castro revisita sua trajetória no Projeto Mistura Fina, nesta quinta-feira (18)
O projeto Mistura Fina recebe o cantor e compositor Nelson Coelho de Castro, nesta quinta-feira (18), às 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. A entrada é franca.
Ao lado de nomes como Bebeto Alves, Nei Lisboa, Gelson Oliveira e Vitor Ramil, Nelson faz parte de uma geração de artistas que conquistou o público regional e nacional. Neste show solo de voz e violão, o cantor e compositor revisita canções autorais que marcaram sua trajetória nas últimas quatro décadas. Ele dá continuidade a uma série de ações de retomada de contato com o público, como o lançamento de sua obra completa nas plataformas digitais de streaming de música, junto de um álbum inédito ("Umbigos Modernos"), e o retorno aos palcos em 2022 com um espetáculo em comemoração aos 40 anos de "Juntos", álbum que tem lugar de destaque na história da música gaúcha por ser a primeira produção independente do estado do RS.
Projeto Ecarta Anfitriã recebe a performance “Por que cantamos?”
O grupo Circo Andino apresenta a performance “Por que cantamos?” na Fundação Ecarta, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (18), das 19h às 20h. Após a apresentação, as artistas Cristal Obelar e Killari Molina promovem um bate-papo sobre a criação. O show integra o projeto Ecarta Anfitriã, que recebe atividades culturais de diferentes segmentos.
Com poesia de Mário Benedetti, canções de Atahualpa Yupanqui e Teresa Parodi, entre outras inspirações, a performance dura cerca de 15 minutos. “A proposta é evocar a criança que habita cada um de nós. A partir deste olhar convidamos a enxergar a superficialidade e a velocidade com que o bombardeio de informações, os algoritmos e a vitrine das redes sociais nos consomem”, adianta a bailarina e atriz Killari Molina.
A Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre. A entrada é franca. A Fundação Ecarta recebe doações de alimentos para o projeto Cozinha Solidária.
Museu das Memórias (In)Possíveis apresenta "Quando um livro se torna álbum de família"
Neste sábado (20), às 11h, o evento online lança a exposição "Quando um livro se torna álbum de família", do Museu das Memórias (In)Possíveis, que será transmitido pela plataforma Sympla. As inscrições são gratuitas, neste link.
A mostra é resultado da parceria entre o Museu e o fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti, que nos anos 1990 fotografou a primeira experiência de coleta seletiva de material reciclável no Brasil para integrá-las em sua dissertação de mestrado que teve lugar na Vila Dique, em Porto Alegre. O resultado de seu trabalho deu origem ao livro "Fotoetnografia: um estudo de Antropologia Visual sobre cotidiano, lixo e trabalho".
Além da exposição, estará disponível para consulta todo o acervo da Coleção Achutti-Vila Dique no site do Museu, onde constará 233 fotos, incluindo as do reencontro de Achutti com a Vila Dique em 2019.
Em 2015, o fotógrafo/antropólogo Achutti recebeu uma mensagem enigmática em sua rede social: "Você tem a minha história!". A mensagem havia sido enviada por uma jovem de 20 anos, até então "desconhecida". Passado um tempo, o contato foi estabelecido, como conta a jovem persistente Diênnifer, retratada por Achutti no colo dos pais enquanto ele registrava imagens do trabalho de coleta de lixo de material reciclado.
Foi com o Museu das Memórias (In)Possíveis que Achutti retornou à Vila Dique, agora em outra localização, e pôde entregar à Diênnifer seu "álbum de família". Neste encontro, Achutti levou consigo fotos de todos que havia fotografado nos anos 1990 para presenteá-los e fazer novas fotos dentro das fotos. Esse encontro virou um mini documentário feito por Pedro Isaias Lucas e a exposição virtual "Quando um livro se torna álbum de família" do Museu das Memórias (In)Possíveis.
Orquestra Lux Sonora apresenta o concerto Il Gioco dell’ Amore no Ecarta Musical
A orquestra Lux Sonora apresenta o concerto “Il Gioco dell’ Amore” (O Jogo do Amor) no próximo sábado (20), às 18h, no Ecarta Musical. O espetáculo com obras da música barroca vocal e instrumental, aborda a experiência humana do sentimento amor.
O espetáculo tem direção artística de Rafael Marques e no elenco os instrumentistas Adrian Terraza (órgão), Bruno Santos (flauta doce), Cuca Medina (canto), Danielle Chaves (flauta doce), Deizi Nascimento (canto), Elizander Dutra (fagote), Jean Lopes (violão), Luis Guerin (violino), Lucas Rocha (contrabaixo), Priscila de Souza (viola) e Rafael Marques (flauta transversa).
A Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre. A entrada é franca. A Fundação Ecarta recebe doações de alimentos para o projeto Cozinha Solidária.
Recital gratuito na Casa da OSPA dá destaque a Piazzolla, Bernstein, entre outros
O próximo recital da série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), une duas apresentações em uma programação, homenageando compositores com estilos distintos.
No domingo (21), às 18h, a Sala de Recitais da Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1501) recebe a dupla Diego Grendene (clarinete) e Olinda Allessandrini (piano), que interpretam sonatas de Leonard Bernstein e Carlos Guastavino. Já o violonista Thiago Colombo se junta ao flautista Leonardo Winter para apresentar uma obra autoral, um tango de Astor Piazzolla e uma faixa de Diego Maximo Pujol, inspirada no folclore argentino. A entrada é gratuita.
Cinemateca Paulo Amorim tem destaque nacional
A Cinemateca Paulo Amorim destaca a produção nacional "Aos Nossos Filhos", até o dia 24 de agosto, às 15h, na Sala Eduardo Hirtz. No filme é apresentada Vera, responsável por uma ONG de crianças soropositivas, ao mesmo tempo em que luta contra traumas do passado deixados pela ditadura militar. Tânia, sua filha, vive um casamento de 15 anos com outra mulher e pretende ter um filho. Separadas por ideais diferentes, preconceitos e muitas mágoas, mãe e filha precisam se entender e se adaptar aos novos tempos. O filme é uma adaptação da peça de teatro homônima, protagonizada pela própria Maria de Medeiros no Brasil.
Novidades da semana na Cinemateca Capitólio
Nesta semana, o Projeto Raros exibe "O Último Filme de Horror", com entrada franca. Com apoio da distribuidora Troma, a sessão será apresentada pelo crítico e pesquisador Cristian Verardi.
Também com entrada franca, será exibido o filme sobre a vida de Leila Diniz. Após, debate com o diretor Luiz Carlos Lacerda, Daniela Strack e Marcus Mello.
O Capitólio localiza-se na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. Fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h.
Sinopse de "O Último Filme de Horror": Vinny é um taxista de Nova York que mora com a mãe. Sua maior obsessão: a estrela de cinema Jana Bates. Disposto a realizar um filme com a musa, ele viaja para o Festival de Cinema de Cannes, na França. Seus métodos de trabalho, no entanto, são pouco profissionais. E as pessoas envolvidas com Bates, no frenesi no tapete vermelho, começam a desaparecer. O Último Filme de Horror promove o reencontro de Joe Spinell e Caroline Munro, estrelas de O Maníaco, cult film de William Lustig realizado no ano anterior.
Sinopse de "Leila Diniz": A trajetória meteórica da atriz Leila Diniz. O estrelato, a liberação sexual e a trágica morte num acidente aéreo. Sessão comentada por Luiz Carlos Lacerda, Daniela Strack e Marcus Mello.
Estreias da semana no CineBancários
O CineBancários apresenta dois filmes nesta semana: "Meu Álbum de Amores" e "Paixões Recorrentes".
Nesta quinta-feira (18) estreia "Meu Álbum de Amores", novo longa do diretor Rafael Gomes, estrelando Gabriel Leone, Carla Salle, Olivia Torres e Felipe Frazão. Com trilha sonora composta por Arnaldo Antunes e Odair José.
Além deste, "Paixões Recorrentes" é o novo trabalho de Ana Carolina, selecionado para a 51ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã. Nesse filme, voltamos para 1939 e conhecemos um grupo de pessoas de diferentes nacionalidades que discutem o estado do mundo em uma pequena praia no Sul do Brasil, no dia que marca o início da Segunda Guerra Mundial.
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos, estudantes, bancários, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405 e no site. Não há sessões nas segundas-feiras.
Livro "Mulheres esquecidas" de Rosane Pereira será lançado neste domingo (21)
Rosane Pereira lança o romance "Mulheres esquecidas" (Editora Bestiário). A sessão de autógrafos acontece no domingo (21), a partir das 17h30, na Associação Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 759) e vai contar com a leitura dramática da escritora e poeta Lilian Rocha, pontuada por canções interpretadas pela cantora, harpista e violonista Liane Schuler.
Rosane Pereira é psicanalista e idealizadora do Gradiva, projeto que proporciona atendimento psicanalítico para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Mulheres Esquecidas é uma obra que se comunica com sua bagagem profissional e de vida. Trata-se de um livro que acompanha a história de mulheres, mas também é um romance sobre a constituição de um território de linguagem para aquelas que são silenciadas.
Primeira Mostra de Artes da APAE Gravataí terá entrada franca
Para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (de 21 e 28 de agosto), a APAE Gravataí realiza sua Primeira Mostra de Artes.
No dia 23 de agosto, no SESC de Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241, Centro de Gravataí), com entrada franca, o público poderá visitar e conhecer os trabalhos de artes visuais, fotografia e dança. Também poderá conferir os trabalhos criados nas oficinas de artes da educadora Zuleide Otto Holz.
A APAE Gravataí oferece assistência à população desde 1969, contemplando mais de 150 famílias com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em sua primeira mostra artística, pretende mostrar à comunidade a potência do trabalho dos usuários desta rede.
Sarau Odisseia de Literatura Fantástica convida as escritoras Amanda Leonardi e Sinara Foss
A 4ª edição do Sarau Odisseia de Literatura Fantástica de 2022 acontece na quarta-feira (24), a partir das 19h, com a participação das escritoras Amanda Leonardi e Sinara Foss no Mondo Cane (Rua João Alfredo, 325, em Porto Alegre). A entrada é franca. A mediação é com Duda Falcão, um dos idealizadores da Odisseia de Literatura Fantástica.
As convidadas farão leituras de trechos dos seus livros, comentários sobre suas referências e jornadas literárias. O público poderá participar realizando perguntas. Ao final do evento, as autoras autografarão seus livros mais recentes.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Katia Marko