Rio Grande do Sul

PROTAGONISMO NEGRO

Edição especial do Sopapo Poético celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Sarau acontece nesta terça-feira (26) em Porto Alegre e reunirá artistas, pensadoras e simpatizantes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Para celebrar a data, sarau traz como convidadas As Amanaãs. De E para D: Taiasmin, Carmen, Ana, Fátima, Lilian e Delma - Foto: Jovanir Medeiros

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado nesta segunda-feira (25), a Associação Negra de Cultura (ANdC) promove edição especial do sarau Sopapo Poético. O evento acontece nesta terça-feira (26), a partir das 19h30, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, no saguão do Teatro Renascença, na capital gaúcha. Em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas, o encontro tem como objetivo evocar o protagonismo negro, reunindo artistas, pensadoras e simpatizantes. 

A abertura do sarau acontece com o Grupo Afoxé às Yabás, formado por mulheres, capoeiristas, dançarinas, ativistas e musicistas. Em seguida, o coletivo de escritoras negras As Amanaãs, fundado por Ana dos Santos, Carmen Lima, Delma Gonçalves, Fátima Farias, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht, irá apresentar textos, poemas e reflexões, em uma construção inspirada nas vivências e trajetórias das seis autoras negras. 

:: Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha completa 30 anos de luta por igualdade ::

Para fortalecer ainda mais a diversidade étnico-cultural, o evento contará com a presença da Feira Afro. Nela, vão estar expostos produtos artesanais e pratos típicos produzidos e preparados por afro-empreendedores. Completando a programação, o Cine Kafuné vai projetar em um telão videoclipes e documentários com foco na cultura negra. Além disso, em paralelo ao sarau, haverá o Sopapinho, com atividades lúdicas voltadas para as crianças. A entrada é franca. 

Sopapo Poético

Com dez anos de existência, o Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia é um sarau dedicado à poesia e à música negra, realizado mensalmente em Porto Alegre, sempre na última terça-feira do mês. Em cada edição, um/uma representante da arte negra é convidado/a para ser homenageado/a. 

Em 2021, foi transformada em documentário uma edição do Sopapo Poético, com performances dos seus integrantes, recitando e interpretando poemas e canções autorais, vertentes da cultura poética e musical afro-gaúcha. A gravação foi realizada no espaço cultural Casa de Teresa, na Vila Santa Maria. 

Assista o documentário


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira