Rio Grande do Sul

MAIS PEDÁGIOS

Governo gaúcho anuncia concessão de 271,5 quilômetros de rodovias 

Consórcio Integrasul, único apto a participar do processo, foi o vencedor; governo prevê investimentos de R$ 3,4 bilhões

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Este foi o segundo leilão para concessão de rodovias realizado pelo estado - Foto: Maurício Tonetto / Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul realizou o leilão de concessão de 271,5 quilômetros de rodovias da Serra e do Vale do Caí, que fazem parte do bloco 3 do programa RS Parcerias, nesta quarta-feira (13). O consórcio Integrasul, único apto a participar do processo, foi o vencedor. De acordo como executivo estadual, a concessão trará investimentos de R$ 3,4 bilhões para o estado nos próximos 30 anos. Esse é o segundo leilão para concessão de rodovias no Estado – o primeiro, da RSC-287, foi realizado em dezembro de 2020.

Ao anunciar o vencedor, o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) destacou que somente 23% desses 271,5 quilômetros são, hoje, duplicados. “Esse momento representa a modernização para impulsionar o desenvolvimento econômico que o estado necessita", disse, destacando que o avanço se dará também na questão da segurança viária. "Estaremos poupando vidas no nosso trânsito”, afirmou.

O valor da proposta oferecida pelo consórcio teve deságio de 1,3%. Dessa forma, segundo apontou o governo do estado, as tarifas de pedágio terão redução de preço em relação às publicadas no edital. Do total dos 271,5 quilômetros, 176,3 quilômetros serão duplicados ou terão terceiras faixas até o sétimo ano após a assinatura do contrato. Serão criadas cinco novas praças de pedágio.

O secretário de Parcerias, Leonardo Busatto, disse aos representantes da Integrasul que eles entrarão em um estado que anseia por investimentos privados. “Essa parceria vai render muito frutos, especialmente para o cidadão gaúcho, que poderá desfrutar das melhorias que serão feitas nessas rodovias. Esse é o nosso segundo processo de concessão que liga uma região tão importante à capital”, expôs. 

Uma das novidades do edital será a construção de 10 quilômetros de ciclovias, medida inédita nas concessões de rodovias feitas no país. Está prevista ainda a construção de mais 30 quilômetros de vias marginais que foram sugeridas pelos participantes durante as audiências públicas.

De acordo com o governo do estado, além dos benefícios de melhoria na infraestrutura de acesso rodoviário, os municípios passarão a arrecadar Imposto sobre Serviços (ISS) referente às receitas obtidas pelas praças de pedágio (proporcional aos quilômetros da concessão). A estimativa de ISS a ser pago aos municípios envolvidos é de R$ 718 milhões.

“Temos capacidade, temos vontade, e agora estamos ansiosos para colocar a mão na massa e fazer essa concessão”, disse Ricardo Peres, diretor técnico da Silva e Bertoli, empresa integrante do consórcio Integrasul.

Sobre a empresa 

O consórcio Integrasul é formado pelas empresas Silva & Bertoli Empreendimentos e Participações Societária S.A. e Gregor Participações Ltda. A empresa Gregor Participações fez parte do consórcio que venceu o leilão da BR-050, em trecho que liga os estados de Goiás e Minas Gerais, na terceira etapa do programa de concessões federais.

Rodovias concedidas

Bloco 3 compreende 271,5 quilômetros de estradas na Serra e no Vale do Caí:

ERS-122 | km 0 ao 168
ERS-240 | km 0 ao 33
RSC-287 | km 0 ao 21
ERS-446 | km 0 ao 14
RSC-453 | km 101 ao 121
BR-470 | km 220 ao 233

Onde ficarão as praças de pedágio:

São Sebastião do Caí - ERS-122 - km 4
Flores da Cunha (existente) - ERS-122 - km 103
Ipê - ERS-122 - km 152
Capela de Santana - ERS-240 - km 30
Farroupilha - ERS-122 - km 45
Carlos Barbosa - ERS-446 - km 6

Valores máximos previstos para cada praça de pedágio:

São Sebastião do Caí - R$ 9,83
Flores da Cunha (existente) - R$ 6,85
Ipê - R$ 6,89
Capela de Santana - R$ 7,19
Farroupilha - R$ 8,50
Carlos Barbosa - R$ 7,85

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul


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Edição: Marcelo Ferreira