O cantor, compositor e violonista rio-grandino Ricardo Cordeiro apresenta o show “De volta ao mar”, nesta sábado (9), às 18h, no projeto Ecarta Musical. Com uma trajetória de 25 anos, Cordeiro faz uma imersão nas suas raízes e traz canções de artistas negras e negros de sua cidade, Rio Grande, além de composições próprias numa atmosfera envolta na magia do mar, suas vivências, lembranças e encantamento.
Com entrada gratuita, o espetáculo será realizado na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre). O espaço suporta 30 pessoas. É exigida a apresentação de passaporte vacinal. A entrega de senhas inicia às 17 horas. Também será realizada transmissão do show pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.
O músico vem de forma solo executar uma seleção sonora criada na pandemia, traduzindo com seu carisma a qualidade da gente de sua terra. Traz nos ritmos de seu repertório o tempero gaúcho em sambas com sotaque próprio, ijexás, blues e inflexões jazzísticas, com influências vocais de Gelson Oliveira e Djavan, bem como composições próprias.
O trabalho foi desenvolvido através da lei Aldir Blanc para a valorização dos compositores da cidade costeira de Rio Grande.
Trajetória
Além de músico, Cordeiro é professor de violão, produtor e diretor cultural. Iniciou sua carreira aos 14 anos, cantando nas igrejas em Rio Grande, região Sul do estado. Estudou composição, arranjo, violão e canto, tendo entre suas mestras as cantoras Lúcia Passos e Cida Moreira.
Participou de diversos festivais e apresentou-se em teatros como no Salão de Atos da UFRGS, da PUC, Sala Bruno Kiefer, Sesc e Coliseu de Camaquã e inúmeros bares e atividades culturais. Recebeu a indicação no prêmio Açorianos de melhor cantor pelo álbum Mares do Sul, lançado em 2018. Produziu e dirigiu o álbum Lua de Outubro, de Luana Fernandes, premiada como melhor cantora e quatro indicações no Açorianos em 2021.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Marcelo Ferreira