Incentivar a criação de hortas escolares, plantar árvores, melhorar a qualidade de vida dos jovens e mulheres rurais, introduzir a nota rural premiada e aprimorar o melhoramento genético dos rebanhos. São os novos programas da Prefeitura de Nova Santa Rita para este ano quando o município festejou – neste 20 de março – 30 anos de sua emancipação de Canoas. O aniversário foi celebrado junto com a Festa da Colheita do Arroz Agroecológico neste 18 de março.
Desde então o antigo subdistrito prosperou. Com 30,5 mil habitantes, segundo o IBGE, distante 21 km de Porto Alegre, tornou-se conhecido nacionalmente por abrigar assentamentos da reforma agrária que se afirmaram não só na agricultura e pecuária, mas também na agroindústria.
“Somos a segunda cidade que mais cresce em nível populacional no estado”, enfatiza o prefeito Rodrigo Battistella (PT). Ele nota que Nova Santa Rita, além de polo logístico, “é uma grande produtora de alimentos orgânicos”.
Contando-se com os novos e os projetos já implantados, são 23 os programas municipais dirigidos ao campo. Entre os 17 em andamento destacam-se, por exemplo, os de fruticultura, apicultura, piscicultura, plasticultura, a distribuição de mudas de hortaliças orgânicas, a patrulha agrícola, o enfrentamento da deriva dos agrotóxicos, a piscicultura, a melhoria dos acessos rurais.
“Temos um investimento, somente neste ano, de mais de R$ 6 milhões na agricultura, principalmente para os pequenos”, diz o prefeito.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
Edição: Katia Marko