Rio Grande do Sul

Cultura na Rua

Vila Flores lança livro sobre o projeto "De Vila a Vila" nesta segunda-feira (21)

O evento gratuito também marca a abertura da exposição “Você (também) está aqui!” sobre o 4º Distrito de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na segunda-feira (21), o Vila Flores lança o seu primeiro livro, que aborda as diferentes vivências que surgem no 4º Distrito de Porto Alegre - Foto: Ricardo Ara

Na segunda-feira (21), o Vila Flores lança o seu primeiro livro, que aborda as diferentes vivências que surgem no 4º Distrito de Porto Alegre e conta sobre as relações de colaboração que o centro cultural desenvolve a partir dos projetos socioculturais realizados na região.

O projeto "De Vila a Vila" iniciou em 2016 recebendo atividades de diferentes áreas do conhecimento numa interlocução de processos criativos, desenvolvimento humano, melhoria da qualidade de vida no meio urbano e sustentabilidade socioeconômica. O livro é uma coletânea de relatos e registros fotográficos das ações promovidas no último ano e tem organização de Aline Bueno, Antonia Wallig e Márcia Braga.

“Na publicação buscamos ecoar as vozes deste território, retratando as muitas mãos que, juntas, estão costurando, modelando, pintando, plantando, construindo, reciclando e se impulsionando pelos caminhos, para que possamos chegar em um lugar mais coletivo, de bem viver para todas e todos. É uma utopia possível, que não podemos deixar de sonhar”, conta Antonia Wallig, organizadora do livro "De Vila a Vila" e gestora do Vila Flores.

O lançamento do livro “De Vila a Vila” é na segunda-feira (21), às 18h, no Vila Flores (rua São Carlos, 759). O evento também marca a abertura da exposição “Você (também) está aqui!”. A instalação artística é formada por um mapa interativo da região do 4º Distrito em que os visitantes são convidados a compartilhar suas relações pessoais com o território e por uma proposição colaborativa em que fotos das oficinas do programa De Vila a Vila e dos trajetos cotidianos dos residentes do Vila Flores são disponibilizadas em formato de lambe-lambe para que o público componha um painel em mosaico.

A exposição continua aberta até o dia 9 de abril, com visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 10h30 às 18h30.

As atividades celebram o encerramento do ciclo mais recente do projeto De Vila a Vila, realizado pela Associação Cultural Vila Flores e patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko