A nota de repúdio do Levante Feminista Contra o Feminicídio do RS condena as ameaças às vereadoras de Porto Alegre Daiana Santos (PCdoB), Laura Sito (PT) e Karen Santos (PSOL). "Elas estão sendo alvo de ameaças contra suas vidas, por serem mulheres, negras e fazerem de suas vidas instrumentos de luta democrática e popular", afirma.
Confiram a íntegra do documento:
Mensagens de cunho racista, misógino e lesbofóbico lançadas contra elas prometem matá-las.
Dão continuidade à violência praticada contra essas representantes das mulheres de Porto Alegre, que dentro do Plenário da Câmara Municipal foram atacadas de forma covarde há pouco tempo. O conteúdo das agressões teve cunho racista e profundamente machista e misógino.
Que providências foram tomadas?
A omissão das autoridades tem sido uma tônica frente a esses casos. O caráter patriarcal e escravista do Estado brasileiro demonstra sua verdadeira face quando há o silencio frente a esses crimes contra a humanidade.
Nós, da Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio reconhecemos a violência política entre as piores formas de violência de gênero, pois busca calar, silenciar as mulheres, retirá-las da vida política. Agora, esta violência ultrapassou todos os limites!
As ameaças contra as suas vidas são formas de tentativas de feminicídio, de caráter político, mobilizando-nos à solidariedade em seu favor e a refutar todas as formas de violência contra as mulheres.
Ao seu lado reafirmamos que “Nem Pense em Me Matar”, pois “Quem Mata Uma Mulher Mata a Humanidade”.
Que sejam tomadas todas as providências para sua segurança e sejam elucidadas as circunstâncias e autores dessas ameaças.
Nós não as abandonaremos, Laura, Daiana e Karen
Porto Alegre, 7 de dezembro de 2021
21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Levante Feminista Contra o Feminicídio do RS
Edição: Katia Marko