Acontece nesta sexta-feira (3), às 9h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, uma audiência pública para debater o futuro do Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), escola estadual localizada em Porto Alegre. O evento será transmitido ao vivo pela TV ALRS.
A audiência foi protocolada pelo mandato da deputada Sofia Cavedon (PT), a pedido do Movimento em Defesa do Instituto de Educação, e terá como tema "Em defesa do projeto integral do prédio como escola pública". A audiência vai tratar da retomada das obras do prédio, além de comparar os projetos da comunidade escolar e o do governo para a escola.
Segundo afirma comunicado do Movimento, a Secretaria de Educação (Seduc) contratou, em 2012, uma empresa mediante licitação para execução do projeto de restauro do IE. Em paralelo, se juntaram na empreitada profissionais da Secretaria de Obras e Habitação (SOP) e membros da comunidade escolar, para elaborar e aprovar o projeto.
O projeto que foi aprovado contemplou o objetivo de qualificar integralmente o prédio da escola, mantendo o caráter público da instituição. Em 2014, a Seduc encaminhou o projeto de restauração e encaminhou a licitação para executar a obra. Entretanto, segundo afirma o Movimento, o governo lançou um novo projeto para o prédio, desrespeitando o tombamento do prédio pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).
"O governador Eduardo Leite (PSDB), numa atitude unilateral, sinaliza seu desapreço pela educação, pela história da escola, pela sociedade porto-alegrense e gaúcha e pelos profissionais e técnicos e envolvidos nesse processo de restauro", afirma o comunicado que convida para a audiência.
O Movimento reforça ainda que foram frustradas as tentativas de dialogar com o governo sobre o redirecionamento do projeto, apesar de toda a articulação da Comissão do Restauro, Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar. Nesse sentido, explicam, é que foi criado o Movimento, que conta com representantes de pais e responsáveis, estudantes, ex-estudantes, outras entidades educacionais, centrais sindicais e representantes parlamentares.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Edição: Marcelo Ferreira