Brasil de Fato RS - Edição 31
Edição especial com duas capas aborda os temas do racismo e o machismo.
CONTRA O RACISMO
Entrevista - Iyá Vera Soares.
"O nome dos negros no Brasil é resistência". Lembrando o Dia da Consciência Negra, a ialorixá e integrante do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma) fala sobre o racismo que se abate sobre os africanos, imigrantes a contragosto, que aqui chegaram escravizados para trabalhar até morrer, e da luta diária contra o preconceito. Por Ayrton Centeno.
Representatividade.
Bancada negra é resultado do combate antirracista e das políticas de reparação. O ano de 2021 marca o histórico enegrecimento da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Com a posse de Karen Santos e Matheus Gomes, do PSOL, Laura Sito, do PT, Bruna Rodrigues e Daiana Santos, do PCdoB, formou-se a primeira Bancada Negra da capital. Por Marcelo Ferreira.
CONTRA O MACHISMO
Entrevista - Carol Santos.
“Não podemos romantizar qualquer ato de violência". Aos 18, Carol foi vítima de seu ex-namorado, que a deixou paraplégica e matou seu então companheiro. Fundadora do Movimento Feminista de Mulheres com Deficiência Inclusivass, refez a vida, redescobriu-se ativista e converteu-se em tema de filme. Por Ayrton Centeno.
Feminicídio.
A cada seis horas e meia uma mulher morre no Brasil, vítima da violência de gênero. País teve 1.350 casos de feminicídio apenas no ano passado. No Rio Grande do Sul, a situação é também preocupante em 2021. Por Fabiana Reinholz.
Conscientização.
Conheça ações que ajudam a combater a violência contra a mulher. Movimento ElesPorElas e Campanha Máscara Roxa são exemplos de importantes iniciativas. Por Fabiana Reinholz.
E mais:
Opinião.
Mulheres negras e a ocupação do poder numa boa! Artigo de Alba Cristina Couto dos Santos Salatino.
Editorial.
Os pilares da desigualdade.
Tirinha da Niara mostra que até nos impostos mulheres negras e pobres são prejudicadas.