A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS) lançou, oficialmente, PODBAN, o podcast dos bancários do Rio Grande do Sul. O programa irá apresentar semanalmente um tema conjuntural em debate na sociedade, além das principais notícias de interesse da categoria. A distribuição será feita pelo Spotify e pelo Portal Bancários RS.
Os primeiros programas, ainda em fase piloto, trouxeram temas como o Setembro Amarelo e o suicídio na categoria bancária, Outubro Rosa e a dificuldade no acesso à saúde, mudanças climáticas, pandemia e os riscos para quem trabalha nas agências, entre outros. Segundo a direção da Federação, após nove programas, o formato agradou aos bancários e foi consolidado.
“Hoje em dia a rotina não nos permite que nos aprofundemos em alguns temas fundamentais para a sociedade, mas com o podcast é possível ficar informado sobre os principais acontecimentos do país e, especialmente, da categoria, enquanto está no carro, no ônibus, ao mesmo tempo que se faz uma atividade física ou tarefas de casa”, destaca o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo.
Além disso, esse, segundo o diretor, é mais um instrumento de luta dos bancários e das bancárias, por dar espaço e voz ao movimento organizado dos(as) trabalhadores(as). “A guerra de narrativas expostas na mídia está acirrada. Ouvimos muita desinformação, principalmente vinda de quem deveria zelar pela transparência: o governo. É preciso esclarecer os fatos e passar a informação verdadeira à população”, finaliza.
O PODBAN vai ao ar todas as sextas-feiras pelo Spotify. O programa é produzido pela Verdeperto Comunicação, conta com apresentação do jornalista Araldo Neto, boletins de Aline Adolphs e participações especiais toda semana.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Edição: Katia Marko