Foram prorrogadas as inscrições para o edital da Aceleradora Lanceiros Negros para capacitação de agentes culturais com foco na produção cultural afro-gaúcha. Os interessados tem até este domingo (12) para efetuarem sua inscrição.
É necessário que comprovem interesse profissional e atuação na área da cultura. As inscrições podem ser feitas clicando neste link.
Podem se inscrever agentes culturais que sejam autodeclarados negros, indígenas e LGBTQIA+ e que atuem na área da cultura do RS, maiores de 18 anos e que sejam residentes no estado.
O período de facilitações e mentorias será do dia 4 de outubro a 11 de novembro de 2021. Entre os artistas e profissionais já confirmados, estão Nina Fola, Saskia, Valéria Barcellos, Silvia Abreu, Rafa Rafuagi, Jaqueline Fernandes, Carol Anchieta, Dina Prates e Tiago Souza.
A Aceleradora Lanceiros Negros é um desdobramento do Festival Porongos, iniciativa criada em 2018 por jovens empreendedores gaúchos, com objetivo de impulsionar a cultura negra no Sul do Brasil. A Aceleradora Cultural é um projeto financiado pela Natura Musical, via Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (LIC).
Segundo Thaise Machado, diretora criativa do projeto, a arte para a população negra sempre será uma das principais ferramentas de combate ao racismo e de denúncia de preconceitos.
"A partir disso, a Aceleradora Cultural nasce em forma de manifesto, tornando presente e dando notoriedade à história dos Lanceiros Negros, que lutaram na Guerra Civil Farroupilha em troca de sua liberdade. Buscamos, por meio da cultura, disponibilizar o conhecimento sobre um fato histórico pouco comentado no RS", avalia a diretora.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Edição: Marcelo Ferreira